Learning patterns/Six-account limit/pt

Other languages:
Limite de criação de 6 usuários
problemVocê vai realizar uma atividade sobre como editar um projeto Wikimedia pela primeira vez. No máximo 6 usuários novos poderão ser criados com o mesmo IP.
solutionA solução evita que pessoas sejam impedidas de criar contas de usuário - e fiquem frustadas! - e salva uma boa quantidade de tempo gasta tentando resolver o problema durante a atividade.
time10 de outubro de 2013


Qual problema é resolvido? edit

Durante eventos ou atividades em sala de aula do programa de educação é comum enfretarmos a frustração de participantes que não conseguem criar contas de usuário, pois não é permita a criação de mais de 6 no mesmo IP. Não apenas participantes, mas também o instrutor fica decepcionado e normalmente só percebe o problema durante o evento e perde um bom tempo tentando resolvê-lo (vale lembrar que na Wikipédia em português sem uma conta de usuário toda edição deve responder um CAPTCHA antes de ser salva!) Isso também cria obstáculos para os estrutures conseguirem uma lista de usuários presentes para monitorar sua atividade posteriormente, avaliando se a atividade foi útil e se as pessoas continuaram editando.

Qual a solução? edit

Três opções:

  1. Solicite no meta o desbloqueio do IP no local onde a atividade irá acontecer
  2. Envie convites e tenha um link de inscrição para a atividade, e instrua as pessoas a criarem suas contas de usuário antes da atividade
  3. Caso nenhum dos anteriores funcione, entre no #CANAL no IRC do projeto no qual você está trabalhando e solicite ajuda de um administrador

Considerações Gerais edit

Muitas vezes não só as pessoas ficam frustadas como também não conseguem compartilhar com você, durante a atividade, quais são suas contas de usuário. Assim, você termina a atividade sem essa informação e não é capaz de monitorar se eles continuaram editando depois, a menos que você os envie um email após a atividade para os participantes, mas nem sempre voocê será respondido.

Exemplos edit

  • Qualquer atividade que ensine pessoas a editar projetos Wikimedia
  • Trabalhos em sala de aula relacionados ao programa educacional

Veja também edit

Patterns Relacionados edit

Links Externos edit

Referências edit