This page is a translated version of the page Help:Protection and the translation is 60% complete.
Outdated translations are marked like this.

A Proteção remove a capacidade de editar um artigo específico para uma ampla gama de usuários. Apenas administratores podem executar esta função. Geralmente, os artigos se tornam desprotegidos dentro de três meses de sua proteção original. A proteção é aplicada a artigos que têm um significado legal no projeto, estão sob o escrutínio da Fundação Wikimedia , ou que tenham sido fortemente vandalizados. A proteção é muitas vezes vista como uma alternativa ao bloqueio de uma gama de usuários e diferentes tipos de proteção podem ser aplicados.

  • Semi-proteção desativa a edição de usuários sem contas, ou novos usuários, que se inscreveram nos últimos 4 dias. Essa proteção é geralmente utilizada contra vandalismo.
  • Proteção total desativa a edição para todos os usuários, exceto os têm acesso de sysop. Isto é usado para a proteção de artigos dentro da política de ação escriturária, ou proteção legal, bem como para impedir guerras de edição.

A Wikipedia em Português tem um nível de proteção intermediário entre os dois acima. Quando uma página está protegida com este nível, apenas os administradores e autorrevisores podem editar, mover, enviar e/ou criar essa página. A Wikipedia Inglês também tem um nível de proteção intermediário entre os outros dois, embora limitado apenas a utilizar, onde apenas os administradores e editores modelo pode editar.

Central Notices

See also: CentralNotice

Banners visible through Wikimedia projects are handled by CentralNotice extension. Only Administradores de avisos centrais can edit source pages in “CNBanner” namespace; but all autoconfirmed users can edit translation pages. The translations need to be reviewed by an admin before to be widely visible.

Consultar também