Manual do MediaWiki: Conteúdo, Leitores, Editores, Moderadores, Administradores, Pesquisadores +/-

A marcação edição menor significa que existem apenas diferenças superficiais entre a versão atual e a anterior: correções de erros de digitação, alterações de formatação e apresentação, reorganização do texto sem modificar o conteúdo, etc. Uma edição menor é uma versão que o editor acredita que não requer revisão e nunca poderia ser objeto de disputa. Uma edição marcada como edição menor aparece à direita de um caractere "m" minúsculo em negrito (m) no histórico.

Por outro lado, uma grande edição é uma versão que deve ser revisada para confirmar se é consensual para todos os editores envolvidos. Ou seja, qualquer alteração que afete o sentido de um artigo não é menor, mesmo que a edição seja de uma única palavra; por exemplo, a adição ou remoção do "não", que pode mudar muito o significado de uma frase, parágrafo, seção ou artigo.

A distinção entre edições maiores e menores é significativa porque os editores podem optar por ignorar edições secundárias ao revisar mudanças recentes; os usuários conectados podem até definir suas preferências para não exibi-los. Se houver alguma chance de outro editor contestar uma alteração, é melhor não marcar a edição como menor.

Quando marcar uma edição como menor edit

  • Correções ortográficas.
  • Formatação simples (por exemplo, capitalização, pontuação ou adição adequada de itálico a palavras não inglesas como folie des grandezaurs ou a títulos de certas obras, como As aventuras de Tom Sawyer) .
  • Formatação que não altera o significado da página (por exemplo adicionando linhas horizontais, dividindo um parágrafo em dois - onde isso não for controverso).
  • Erros factuais óbvios (por exemplo, alterando "Nixon renunciou em 1874" para "Nixon renunciou em 1974").
  • Correção de erros de layout.
  • Adicionando e corrigindo links wiki.
  • Remoção de vandalismo e grafite.

Vale notar edit

  • Qualquer alteração no texto fonte (Wikitext), mesmo que não afete a apresentação da página em HTML (se envolver a adição de um espaço ou quebra de linha, por exemplo) ainda será tratado como uma alteração de acordo com o banco de dados.
  • Marcar uma mudança importante como uma edição menor é considerado falta de etiqueta, especialmente se a mudança envolver a exclusão de algum texto.
  • Revertendo uma página provavelmente não será considerada uma edição menor na maioria das circunstâncias. Quando o status de uma página é contestado, e particularmente se uma guerra de edição está se formando, então é melhor não marcar nenhuma edição como menor. Reverter o vandalismo flagrante é uma exceção a essa regra.
  • Se você acidentalmente marcar uma edição como menor quando na verdade era uma edição maior, você deve fazer uma segunda edição, ou edição fictícia, anotando no editar sumário que a edição anterior era importante. Como uma edição trivial a ser feita para esse fim, apenas abrir a caixa de edição e salvar (não alterar nada) não funcionará, nem adicionar um espaço em branco no final de uma linha ou uma linha em branco no final da página - em nesses casos a edição é cancelada e o sumário da edição descartado. No entanto, pode-se adicionar um espaço extra entre duas palavras ou uma quebra de linha. Essas alterações são preservadas no wikitexto e registradas como uma alteração, embora não alterem a página renderizada.
  • Pode valer a pena comunicar qualquer desacordo sobre o que é uma edição menor menor via Talk ou uma mensagem para o colaborador, tomando cuidado para evitar uma guerra ("Achei que sua alteração foi um pouco maior do que se considera menor - talvez eu esteja sensível demais?"). Há uma área cinzenta e muitos contribuidores apreciarão o feedback sobre se eles acertaram.

Exceções edit

Administrators and users who have been granted access can semi-automatically revert the edits of the last editor of a page; all such rollback reversions are marked as minor by the wiki software. This is because the cumulative effect of the edits and the rollback is nothing. The intended use of the rollback feature is for cases of vandalism, where the act of reverting any vandalism should be considered minor (and can be ignored in the recent changes list). This has the undesirable effect that if preferences have been set to hide minor edits, and an undesirable edit has not been marked minor, one sees that, but not a possible semi-automatic reversion, in Recent Changes and Enhanced Recent Changes.

Ver também edit


Links para outras páginas de ajuda edit

Conteúdos da Ajuda
Meta · Wikinotícias · Wikipédia · Wikiqcitações · Wikcionário · Commons: · Wikidados · MediaWiki · Wikilivros · Wikisource · MediaWiki: Manual · Google
Versões desta página de ajuda (para outros idiomas, veja mais)
Lisks no Meta ou de Meta · Wikipédia · MediaWiki
Leitura
Ir · Pesquisar · Espaço Nominal · Nome da Página · Secção · Backlinks · Redirecionamentos · Categoria · Página da Imagem · Páginas especiais · Versão Imprimível
Monitorizar alterações
Alterações recentes (otimizadas) | Mudanças relacionadas · Páginas de vigia · Diferenças · Histórico da página · Resumo da edição · Contribuições do utilizador · Edição menor · Edição patrulhada
Cadastrar e preferências
Entrar · Preferências · Estilo do usuário
Edição
Começar uma nova página · Edição avançada · Editar as «Perguntas Mais Frequentes» · Exportar · Importar · Atalhos · Conflito de Edição · Tamanho da página
Referenciar
Link · URL · Link associados · Adicionar Interwiki · Notas de Rodapé
Estilo e formatação
Exemplos de Texto da Wiki · CSS · Cartão de referência · HTML no Texto da Wiki · Fórmula · Lista · Tabela · Ordenação · Cores · Envios de Arquivos e imagens
Corrigir erros
Mostra Pré-visualização · Testes · Reverter edições
Funionamento avançado
Expansão · Modelo · Predefinições avançadas · Função do analisador · Parâmetro Predefinido · Variável · Mensagem do sistema · Substituição · Array · Calculo · Integrar página
Outros
Carateres Especiais · Renomear (mover) uma página · Preparar uma página para tradução · Página de Discussão · Assinaturas · Página de Testes (Sandbox) · Problemas legais para os editores