Grants talk:Programs/Wikimedia Community Fund/Planejamento estratégico e plano de atividades do Wiki Movimento Brasil, 2022

Feedback do Comitê de Financiamento da América Latina e do Caribe sobre sua proposta edit

Olá @JPeschanski (WMB): e Grupo de usuários Wiki Movimento Brasil,

Agradecemos por apresentar sua proposta. Reconhecemos todo o esforço, rigor e seriedade dedicados à sua elaboração e documentação. Terminamos a revisão inicial de sua proposta e ficamos satisfeitos em conhecer os planos e programas propostos para 2022-2024. Primeiramente queremos destacar o esforço realizado para o desenvolvimento de uma proposta tão abrangente e extensa. Observamos aspectos muito valiosos, pontos fortes no diagnóstico e coerência na fundamentação. Outro aspecto relevante a ser destacado refere-se à Teoria da mudança, dado que expressa de modo claro a vinculação entre as linhas temáticas de suas atividades e a Estratégia do Movimento 2030. Por fim, mas não menos importante, parece-nos uma proposta bastante audaz, que busca expandir-se para outros estados no Brasil. Temos algumas perguntas, que segmentamos por temas, e gostaríamos que nos respondessem para haver maior clareza sobre pontos específicos. Também agregamos algumas sugestões que consideramos relevantes para a reflexão do grupo WMB e uma possível incorporação em sua proposta.

Objetivo

Apesar dos pontos fortes, parece-nos que há certo desajuste entre os desafios apresentados e o objetivo principal da proposta. Dentre os desafios, é feita referência a necessidade de incorporar os recém-chegados de comunidades marginalizadas de conteúdos sub representados, mas o objetivo principal da proposta é elaborar e implementar um plano estratégico. Este parece ser um desafio diferente a ser resolvido, exigindo outras formas de investimento. Talvez seja necessário um esclarecimento, reformulação ou, então, o estabelecimento de prioridades e etapas.

Planejamento estratégico e Teoria da mudança

  • Parece fundamental entender como parcerias estratégicas e sustentáveis estão ajudando a construir um ecossistema de conhecimento aberto no Brasil. Acreditamos ser importante sugerir o estabelecimento de algumas métricas indiretas que auxiliem a compreender em que medida tais parcerias contribuem nessa direção: percepções dos parceiros, comunicações da mídia, parcerias de longo prazo, diversidade dos tipos de parceria, investimentos, debates na esfera política, novas colaborações que possam surgir a partir disso, possíveis alianças futuras, etc.
  • A Teoria da mudança inclui algumas propostas de aprendizagem muito boas referentes a aspectos qualitativos, tais como: "Como tem sido incentivada a participação de grupos sub-representados nos programas desenvolvidos? Quais estratégias de retenção destes grupos serão adotadas?" Parece-nos que há mais clareza em métricas que captam este aprendizado. Por exemplo, métricas relativas às perspectivas positivas ou, ainda, a documentação de lições aprendidas, etc. Alguns destes aspectos poderiam ser incluídos explicitamente na proposta.
  • Dentre os objetivos indicados está a multiplicação do ecossistema do conhecimento livre no amplo território brasileiro: Quão amplo é o compromisso de abertura, inclusão e flexibilidade do WMB para associar-se com grupos e parceiros diversos que permitiriam tal expansão? Quais são as estratégias de comunicação para estabelecer vínculos com aqueles que não estão inseridos no movimento Wikimedia ou, então, fora da comunidade do WMB?
  • Para 2022, foi definido com quais instituições planejam aliar-se e como a equipe trabalhará para aumentar o número de instituições parceiras? Existe um plano para trabalhar com essas instituições, assim como uma estratégia para manutenção e desenvolvimento das parcerias?
  • No planejamento para 2022, é destacada a integração da comunidade ao processo de planejamento colaborativo. Em relação à presente proposta, ao plano para 2022 e à Teoria da mudança, poderiam explicar como a comunidade se articulou aos seus processos de elaboração?
  • Da mesma forma, gostaríamos de saber se consideraram algum plano sobre como a comunidade e as instituições parceiras poderiam avaliar o trabalho do Wiki Movimento Brasil.

Estrutura organizacional, profissionalização e desenvolvimento de liderança

  • Com o crescimento significativo proposto e reconhecendo que a junta directiva foi instaurada recentemente: Planejam realizar atividades de capacitação para a junta diretiva? Acreditamos ser este um modo de garantir que a capacidade e a institucionalização da governança sejam fortalecidas assim como o grupo de usuários como um todo.
  • Pautados nas experiências e aprendizados sobre recrutamento e rotatividade de pessoal do WMB, quais as estratégias e ações concretas que planejam adotar para garantir a retenção dos novos funcionários que planejam recrutar?
  • Por favor, indicar como planejam garantir a equidade nos processos de tomada de decisão do grupo, a diversidade (gênero, etnia, descentralização), e a composição do conselho e da equipe, considerando que as mulheres estão atualmente sub-representadas, já que os cargos mais altos da equipe são ocupados, principalmente, por pessoas do gênero masculino.

Programas e ações

  • No âmbito da educação, além da realização das oficinas de educação, quais são os planos para que os educadores participem e continuem a contribuir com os projetos da Wikimedia? Como o grupo lida com os resultados das oficinas anteriores, realizadas com educadores? Qual foi seu impacto para que os participantes continuem a contribuir e usar os projetos da Wikimedia em seu trabalho? Quais conhecimentos podemos extrair do trabalho que o WMB tem realizado com este público?
  • Quais estratégias serão empregadas para atingir os objetivos de inclusão e aumentar o número de novos participantes indicados nas metas para 2022?
  • Os temas de fortalecimento da democracia e desenvolvimento da cidadania são abordados na proposta, mas não estão claramente vinculados a ações concretas. Para 2022, estão contempladas algumas estratégias face a estes desafios?

Métricas

  • Com relação às métricas apresentadas para 2022, quais foram os parâmetros utilizados para definir a quantidade almejada de novos artigos na Wikipédia, imagens no Commons, itens no Wikidata, etc.? Observando os dados parciais de 2021, parece que em algumas categorias vocês esperam um aumento muito significativo para 2022 (por exemplo, Commons) e em outras uma diminuição (por exemplo, Wikidata). Entendemos que os números apresentados, referentes ao ano de 2021, representam apenas o primeiro semestre do ano, mas comparando-os com as expectativas para 2022, não conseguimos entender quais foram os parâmetros utilizados para estabelecer o quantitativo esperado para os novos conteúdos, almejados para 2022. Poderia explicar como chegaram a estes números?
  • Qual a metodologia empregada para determinar a métrica de retenção em sua proposta? A princípio, este critério não parece estar alinhado a outras métricas importantes, tais como o número de participantes. Seria pertinente informar o cálculo que utilizarão para determinar esta retenção, já que existem diferentes abordagens sobre a questão, inclusive poderia ser uma metodologia própria, mas explicitá-la permitirá que aqueles que consultarem a proposta tenham as mesmas noções que vocês.

Orçamento

  • Considerando que a partir do processo de planejamento estratégico, a ser realizado durante 2022, serão estabelecidos "os eixos estratégicos que orientarão as atividades desenvolvidas pelo WMB nos próximos anos e que devem ser estruturados buscando a sustentabilidade do grupo de usuários", consideram que podem surgir ajustes nos programas, atividades e projeção de métricas decorrentes deste planejamento, os quais impactam no orçamento para os anos 2023 e 2024?
  • Com o crescimento significativo proposto no plano de equipe, o WMB seguirá em direção à consolidação de uma estrutura de recursos humanos que requer projeto e processos que garantam o bom funcionamento da equipe de trabalho; estabelecer um modelo equitativo de distribuição de responsabilidades, nível de formação correspondente às expectativas do cargo e remuneração; um modelo que ofereça salários e ambiente de trabalho atraentes e competitivos no setor das organizações da sociedade civil no Brasil, semelhantes ao WMB. A seguir, compartilhamos algumas observações e pedimos certos esclarecimentos:
  • Em relação à apresentação do orçamento, acreditamos que os custos de "saúde e bem-estar" (uma despesa de quase 30.000 dólares) devem ser considerados juntamente com os custos salariais, e não dentro dos custos operacionais.
  • Segundo nosso cálculo, 67% dos recursos são destinados a salários, dos quais 20% pertencem ao coordenador executivo. Que medidas estão sendo tomadas para garantir que os benefícios deste orçamento vão além da equipe contratada e alcancem toda a comunidade do WMB? Como mitigar o risco de que o conhecimento e os recursos permaneçam apenas no nível da equipe contratada?
  • A projeção de aumento de recursos para o pagamento da equipe (2022-2024) e operações é maior que o aumento projetado para os principais programas. Poderia explicar qual a base para propor o aumento de recursos para a equipe profissional e operações e o decréscimo para os programas?
  • A partir do orçamento é possível verificar a disparidade entre os salários dos funcionários dos cargos mais altos em comparação com os demais funcionários da equipe, o que poderia indicar falta de equidade na distribuição dos recursos entre os membros da equipe. Do mesmo modo, parece incongruente que alguns cargos apresentados como funções estratégicas, como gerente de GLAM e gerente de Educação, tenham salários consideravelmente inferiores aos salários dos quatro coordenadores, dado que a expectativa de suas responsabilidades é muito grande. Considerariam fazer uma revisão do orçamento proposto levando em conta estes comentários?
  • Para termos mais clareza sobre a aplicação de equidade e diversidade dentro do grupo WMB, solicitamos que apresentem o orçamento com maior nível de especificação, para que se veja mais detalhadamente:
    • O pacote completo de salários e benefícios previsto para 2022; um pequeno exercício comparativo com o ano de 2021 para que se compreenda a lógica e a metodologia utilizadas para determinar os aumentos propostos.
    • Além disso, informar as referências salariais que deram base aos salários de 2022 considerando, particularmente, o mercado de trabalho de organizações da sociedade civil no Brasil.
    • É necessário especificar a definição de trabalho "integral" e indicar o número de horas trabalhadas para cada posto de trabalho e, também, se há diferenças entre os benefícios que planejam oferecer a cada um dos funcionários.
  • Entre os pontos fortes do WMB está sua capacidade de levantar e gerenciar diversas fontes de financiamento. O plano apresentado não especifica se planejam dar seguimento ao esforço de diversificação de fontes de financiamento nos anos de 2022, 2023 e 2024, contribuindo para a sustentabilidade da organização a médio prazo. Em 2022, planejam continuar diversificando suas fontes de financiamento e como?

Esperamos receber suas perspectivas, reflexões e respostas a estes comentários, a fim de prosseguirmos, enquanto Comitê, para a revisão final e tomada de decisões. As respostas podem ser fornecidas dentro desta página de discussão, ou enviadas para lac_fund@wikimedia.org, caso prefira. Em resposta a nossos comentários, você também pode optar por fazer ajustes em sua proposta no Meta-wiki. Caso realize mudanças em sua proposta, sugerimos que acrescente, nesta página de discussão, um breve resumo das alterações feitas.

Obrigada por todo o trabalho que fazem! Abertos ao diálogo, aguardamos pelo seu retorno.

Em nome do Comitê de Financiamento para a América Latina e o Caribe, Lilian Viana (talk) 23:19, 29 November 2021 (UTC)Reply

Resposta ao Comitê de Financiamento da América Latina e do Caribe edit

Estimadas/os colegas do Comitê de Financiamento da América Latina e do Caribe.

Agradecemos a leitura atenta de nossa submissão, com perguntas segmentadas em temas e com sugestões de reflexão e incorporação. Também agradecemos pelos elogios a nossa proposta, descrita como "abrangente e extensa", além de "bastante audaz", e por observarem "aspectos muito valiosos, pontos fortes no diagnóstico e coerência na fundamentação", em consonância com a Estratégia do Movimento 2030. Entendemos que a avaliação positiva está diretamente associada ao processo de planejamento estratégico colaborativo que realizamos no Wiki Movimento Brasil, baseado em consultas e dinâmicas com nossos membros e de modo mais amplo com a comunidade com a qual trabalhamos.

Alguns dos lastros materiais de nossa redefinição estratégica estão listados abaixo, tendo sido aprovados em nossos espaços deliberativos, em especial a Assembleia Geral de 2021:

Para facilitar a leitura deste documento como um todo, numeramos e reproduzimos as perguntas específicas que nos foram feitas, antecedidas de "P:", e iniciamos as respostas com "R:". Mantivemos a organização temática. As respostas foram produzidas de 29 de novembro a 3 de dezembro.

Agradecemos novamente a atenção que foi dada a nossa proposta, especialmente num calendário de avaliação exíguo. Buscamos dar respostas completas, apesar do prazo excessivamente curto, e seguimos à disposição do Comitê de Financiamento da América Latina e do Caribe para todo e qualquer questionamento complementar que possa eventualmente surgir. EAzzellini (WMB) (talk) 22:20, 3 December 2021 (UTC), com a equipe do Wiki Movimento Brasil.Reply

Objetivo edit

Questionamento 1 edit

P: Apesar dos pontos fortes, parece-nos que há certo desajuste entre os desafios apresentados e o objetivo principal da proposta. Dentre os desafios, é feita referência a necessidade de incorporar os recém-chegados de comunidades marginalizadas de conteúdos sub representados, mas o objetivo principal da proposta é elaborar e implementar um plano estratégico. Este parece ser um desafio diferente a ser resolvido, exigindo outras formas de investimento. Talvez seja necessário um esclarecimento, reformulação ou, então, o estabelecimento de prioridades e etapas.

R: Em sintonia com o nosso plano de diversidade estabelecido em 2019, entendemos que seja essencial fomentar protagonismos múltiplos a partir de ações do WMB que virão não somente daqueles que já fazem parte de nossa rede (ainda muito centrada em regiões privilegiadas do país), mas justamente de espaços de conhecimentos marginalizados. Por isso, indicamos em nosso objetivo que a nova estratégia a ser desenvolvida em 2022 irá considerar com destaque os desafios para a entrada de novos usuários desses espaços, pois entendemos que as questões de diversidade e inclusão devem caminhar em sintonia com as decisões organizacionais e com a nossa visão a longo prazo, e não como um projeto à parte. Esse ponto foi adicionado ao nosso objetivo em atenção também às recomendações 6 e 8 da Estratégia do Movimento 2030 - Investir no desenvolvimento de habilidades e lideranças e Identificar tópicos para impacto, respectivamente -, que serão exploradas a nível local.

Planejamento estratégico e Teoria da mudança edit

Questionamento 2 edit

P: Parece fundamental entender como parcerias estratégicas e sustentáveis estão ajudando a construir um ecossistema de conhecimento aberto no Brasil. Acreditamos ser importante sugerir o estabelecimento de algumas métricas indiretas que auxiliem a compreender em que medida tais parcerias contribuem nessa direção: percepções dos parceiros, comunicações da mídia, parcerias de longo prazo, diversidade dos tipos de parceria, investimentos, debates na esfera política, novas colaborações que possam surgir a partir disso, possíveis alianças futuras, etc.

R: Em nosso plano de aprendizado da Teoria da Mudança, dedicamos um bloco específico para as parcerias, que inclui perguntas analíticas e métricas para facilitar o acompanhamento da participação de parceiros nesse ecossistema. Dentre as questões de aprendizado estratégico sobre parcerias, destacamos as seguintes: "Em que medida houve a realização de parcerias educacionais, culturais e outras que promoveram e consolidaram a infraestrutura básica de compartilhamento e difusão de conhecimento livre? Em que medida levaram a processos de aprendizado, documentação e difusão sustentáveis? O que se aprende com as semelhanças e diferenças identificadas nas parcerias desenvolvidas? Que tipo de contribuições a curto e longo prazo as parcerias oferecem para os projetos Wikimedia?". As métricas indiretas sugeridas, em especial sobre percepções dos parceiros, comunicações na mídia e novas colaborações, nos parecem em linha com o que pretendemos aprender nesse bloco. Até certo ponto, algumas já estão contempladas em nosso acompanhamento interno de parcerias, como no caso da organização de um clipping, por exemplo. Agradecemos as sugestões das métricas indiretas e incorporaremos as mencionadas acima de forma mais explícita em nossa proposta.

Questionamento 3 edit

P: A Teoria da mudança inclui algumas propostas de aprendizagem muito boas referentes a aspectos qualitativos, tais como: "Como tem sido incentivada a participação de grupos sub-representados nos programas desenvolvidos? Quais estratégias de retenção destes grupos serão adotadas?" Parece-nos que há mais clareza em métricas que captam este aprendizado. Por exemplo, métricas relativas às perspectivas positivas ou, ainda, a documentação de lições aprendidas, etc. Alguns destes aspectos poderiam ser incluídos explicitamente na proposta.

R: Durante o desenvolvimento da Teoria da Mudança, o WMB se preocupou em criar um plano de aprendizado robusto para trazer aspectos qualitativos que pudessem complementar análises quantitativas tradicionais. Seguiremos a recomendação e adicionaremos às nossas métricas com mais clareza a produção da documentação de aprendizados.

Questionamento 4 edit

P: Dentre os objetivos indicados está a multiplicação do ecossistema do conhecimento livre no amplo território brasileiro: Quão amplo é o compromisso de abertura, inclusão e flexibilidade do WMB para associar-se com grupos e parceiros diversos que permitiriam tal expansão? Quais são as estratégias de comunicação para estabelecer vínculos com aqueles que não estão inseridos no movimento Wikimedia ou, então, fora da comunidade do WMB?

R: Explicitamos em nossa Teoria da Mudança a necessidade de descentralizar as ações do WMB dos eixos mais privilegiados para atender às demandas de outras regiões brasileiras que estão pouco representadas nos projetos Wikimedia. O nosso compromisso é amplo o suficiente a ponto de nos propormos a rever as nossas estruturas internas para garantir que possamos apoiar a multiplicação desse ecossistema em nosso território de forma inclusiva a partir da nova estratégia. A expansão que almejamos deverá ser flexível o suficiente para abarcar as diversas formas de organização e de expressão em nosso ecossistema.

Ao longo dos últimos anos, temos exercido esse compromisso e entendemos estrategicamente a importância de apoiar o surgimento de outras lideranças no país, como os grupos envolvidos na Festa da Wiki-Lusofonia ou como o apoio ao surgimento do grupo Wiki Mulheres, em um caso mais recente. Ao mesmo tempo, entendemos a nossa responsabilidade e as nossas limitações por sermos, ainda, o único grupo reconhecido oficialmente no Brasil. Como estamos justamente em um processo de redefinição estratégica, visualizamos também que a elaboração de uma estratégia específica de comunicação com grupos e parceiros será integrada a esse processo maior de expansão do ecossistema do conhecimento livre.

A organização da equipe profissional viabilizou a elaboração de uma plano de comunicação geral, disponível aqui, que considera níveis distintos de engajamento com as plataformas Wikimedia, segmentado em: membros WMB, comunidade wikimedista lusófona, comunidade wikimedista internacional, rede de parceiros, organizações do conhecimento livre e público geral.

Além disso, temos a prática de elaborar planos específicos para projetos que vão além da comunicação padrão, como no caso do Wiki Loves Monuments Brasil, voltada tanto a pessoas que já participaram do concurso quanto a fotógrafos amadores e profissionais que ainda não contribuem com o Wikimedia Commons, e do Wiki Loves Bahia, voltada para a comunidade de wikimedistas da Bahia e parceiros de cultura e educação locais.

Questionamento 5 edit

P: Para 2022, foi definido com quais instituições planejam aliar-se e como a equipe trabalhará para aumentar o número de instituições parceiras? Existe um plano para trabalhar com essas instituições, assim como uma estratégia para manutenção e desenvolvimento das parcerias?

R: Em nossa brochura de Teoria da Mudança, "Interconexão & Parcerias" é um fundamento normativo, aliás em conformidade com a Estratégia do Movimento Wikimedia para 2030, e orienta nosso processo de aprendizado estratégico, em específico o planejamento, o plano de trabalho e a estratégia de manutenção e desenvolvimento de parcerias. No plano de equipe, estão também destacadas as funções que atuarão diretamente com parcerias institucionais, em consonância com nossa orientação normativa.

A maioria de nossas parcerias institucionais dá-se no âmbito de nossa atuação cultural. Essas parcerias têm situações e processos distintos, de acordo com a infraestrutura da organização parceira e dos objetivos que orientam a ratificação do acordo de cooperação. Mantemos uma listagem atualizada no caso de GLAMs, indicando a data de ratificação e de eventual encerramento, além de ligações para páginas e documentos de contexto.

Desde 2021, temos um foco direto na diversificação regional das parcerias culturais, como indicado em nossos documentos estratégicos. No ano que vem, pretendemos realizar o "Wiki Loves Espírito Santo". Ratificamos ainda em 2021 um acordo de cooperação com a Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo para estabelecer um plano de difusão wiki para as entidades que vão integrar a Midiateca Capixaba, por exemplo o Museu do Colono. Também no Espírito Santo estamos em contato com o Conselho Pinheirense do Bem Estar do Menor, o Instituto Goia, o Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha - Casa da Memória, a equipe de tratamento técnico do Acervo Museológico do Convento da Penha e a coordenação do Acervo Guilherme Santos Neves, em especial para o carregamento dos registros sonoros do folclore do Espírito Santo. Não definimos ainda os locais com os quais trabalharemos em 2023 e 2024, mas possivelmente em um desses anos pretendemos ter uma iniciativa dedicada ao Maranhão e seguir com nossa atuação prioritária em estados fora do eixo Rio-São Paulo.

Entrando em detalhes, nosso plano de desenvolvimento de uma parceria com uma instituição cultural envolve normalmente quatro etapas, descritas em vários de nossos materiais e tutoriais:

  1. Infraestrutura política, em que são definidos os objetivos da parceria, com a ratificação de um termo de acordo mútuo;
  2. Infraestrutura jurídica, em que são estabelecidos protocolos jurídicos para o eventual carregamento de conteúdos na Wikimedia;
  3. Infraestrutura técnica, em que são realizados testes de automação para a disponibilização de conteúdos na Wikimedia, o que é crítico para carregamentos em larga escala; e
  4. Estratégia de difusão social dos conteúdos, com a realização de programas e atividades organizados ou apoiados pelo Wiki Movimento Brasil.

No contexto do Wiki Loves Bahia, começamos a desenvolver uma nova ação na etapa de infraestrutura técnica, direcionada à digitalização de baixo custo. De 29 de novembro a 2 de dezembro, realizamos uma ação-piloto com dois parceiros na Bahia, o Museu da Capitania de Ilhéus e o Centro de Memória da Santa Casa da Misericórdia da Bahia, com apoio do Instituto Moreira Salles e do Goethe-Institut. Aliás, apresentaremos essa ação na próxima reunião de GLAMs organizada pela Fundação Wikimedia e lançaremos uma cartilha formativa no primeiro semestre de 2022, com a função de reduzir os custos de contribuição na wiki para instituições com pouco recurso para atuar significativamente.

Também realizamos parcerias com organizações da sociedade civil, especialmente para estabelecer espaços de capacitação mútua e organizar campanhas sobre temas de interesse comum. Essa atuação ocorre normalmente de modo reativo, capitaneada pela Coalizão Direitos na Rede, da qual fazemos parte.

Questionamento 6 edit

P: No planejamento para 2022, é destacada a integração da comunidade ao processo de planejamento colaborativo. Em relação à presente proposta, ao plano para 2022 e à Teoria da mudança, poderiam explicar como a comunidade se articulou aos seus processos de elaboração?

R: O nosso plano de atividades de 2022 foi desenvolvido em consulta direta aos membros associados ao WMB: dois meses antes da finalização da proposta, coletamos feedbacks individuais dos membros associados do WMB para entender quais projetos gostariam de liderar ao longo do ano ou, ainda, quais atividades gostariam que o Wiki Movimento Brasil realizasse ou mantivesse. Após a coleta das informações, a equipe profissional do WMB avaliou a viabilidade das propostas e as equilibrou com os outros programas recorrentes. O plano de atividades foi aprovado em assembleia geral pelos membros associados. De forma semelhante, o desenvolvimento da Teoria da Mudança contou com um processo iterativo entre a equipe profissional e o conselho diretor do WMB. Além dessa consulta específica, ao longo do ano organizamos reuniões abertas do WMB em que outros membros da comunidade participam e relatam suas reflexões e necessidades (as atas dos encontros estão disponíveis aqui). Utilizamos canais diretos fora do espaço wiki, principalmente canais de Slack, onde temos diálogo constante tanto com membros associados como outros voluntários wikimedistas e parceiros. Com esses mecanismos, ouvimos as necessidades do WMB, de parceiros e da comunidade geral, e, a partir de uma avaliação interna, as incorporamos em nossas atividades.

Questionamento 7 edit

P: Da mesma forma [ver questão anterior], gostaríamos de saber se consideraram algum plano sobre como a comunidade e as instituições parceiras poderiam avaliar o trabalho do Wiki Movimento Brasil.

R: A avaliação da comunidade e dos parceiros sobre as iniciativas do Wiki Movimento Brasil é essencial para que o nosso plano de aprendizado seja completo e estamos abertos a mecanismos de avaliação dialógicos e contínuos. Além das interações rotineiras em canais que já estabelecemos com as partes interessadas para acompanhamento e feedback continuado, desenvolveremos dinâmicas para avaliações específicas trimestralmente. Uma vez que tivermos a equipe formada, será possível detalhar as interações para avaliação com a comunidade e com os parceiros. Isso porque as avaliações dependem também da nossa capacidade organizacional, no sentido de que há uma melhor entrada para avaliação com parceiros de instituições culturais, por exemplo, se temos estabelecido na equipe uma pessoa específica para tratar dos processos GLAM-Wiki do início ao fim. Indicamos em nossa proposta que realizaremos as seguintes atividades para compartilhar os nossos aprendizados: criar um vídeo sobre a nossa experiência; fazer uma pequena apresentação da nossa experiência; criar um workshop sobre o que aprendemos; compartilhar resultados em redes sociais; compartilhar os resultados com nossas comunidades; participar de uma sessão de compartilhamento por pares com outros grupos financiados; desenvolver materiais para outros usuários; e compartilhar no Meta-Wiki. Todos esses materiais serão fundamentados nas dinâmicas de avaliação internas da equipe profissional WMB, dos membros associados, da comunidade em sentido mais amplo e dos parceiros. A expectativa é que possamos coletar pelo menos 100 feedbacks de pessoas envolvidas nas atividades do WMB ao longo de 2022 para essa avaliação, conforme indicado em nossas métricas da proposta.

Estrutura organizacional, profissionalização e desenvolvimento de liderança edit

Questionamento 8 edit

P: Com o crescimento significativo proposto e reconhecendo que a junta directiva foi instaurada recentemente: Planejam realizar atividades de capacitação para a junta diretiva? Acreditamos ser este um modo de garantir que a capacidade e a institucionalização da governança sejam fortalecidas assim como o grupo de usuários como um todo.

R: De fato, o Wiki Movimento Brasil é uma organização em expansão e transformação em vários sentidos. Não há vasta documentação sobre a evolução de afiliados, mas se olharmos o processo descrito pela Wikimedia Áustria neste vídeo talvez uma forma de conceituar nossa expansão e transformação seja estarmos passando da fase de diferenciação para a de integração. A consolidação dessas fases ocorre necessariamente com processos formativos e autorreflexivos, que indicamos como um processo de aprendizado em nossa brochura sobre a Teoria da Mudança. Para adequar-nos à nova realidade organizacional, produzimos colaborativamente e aprovamos em nossa Assembleia Geral de 2021 dois documentos fundamentais para nossa governança, aliás inspirados em normas similares da Wikimedia Áustria: o Regimento interno de governança geral e o Regimento interno de boa governança.

Realizamos atividades de capacitação periodicamente, em média uma vez por quadrimestre e às vezes com apoio da própria Fundação Wikimedia. Em 2021, como indicado na análise de capacidade organizacional anexada a esta proposta, tivemos uma atividade de capacitação sobre gestão do tempo e saúde mental e, recentemente, sobre letramento racial, além de uma sessão sobre liderança feminina apoiada pela equipe de capacitação da WMF.

A ideia de uma atividade de capacitação direcionada à junta diretiva parece-nos interessante, especialmente porque se relaciona à recomendação de "Investir no desenvolvimento de habilidades e liderança" da Estratégia do Movimento Wikimedia 2030. Agradecemos a sugestão, que apresentaremos aos membros afiliados, em especial ao conselho diretor.

Questionamento 9 edit

P: Pautados nas experiências e aprendizados sobre recrutamento e rotatividade de pessoal do WMB, quais as estratégias e ações concretas que planejam adotar para garantir a retenção dos novos funcionários que planejam recrutar?

R: O WMB estabelece estratégias e promove ações concretas para garantir a retenção das pessoas que atuam em sua equipe profissional. Nesse contexto, com base em nossas experiências e aprendizados sobre a rotatividade dentro da equipe, temos duas questões estruturais: 1) o processo de ingresso de novos membros no contexto de trabalho remoto; e 2) a questão da "pejotização", ou seja, a atuação de prestadores de serviço para tarefas que deveriam ser conduzidas por pessoas trabalhando em regime formal, ou seja, "celetizadas". Quanto à primeira questão, estamos estabelecendo um protocolo no qual definimos com os novos membros da equipe os seus papéis e responsabilidades, o que torna os processos e o trabalho no qual elas atuarão mais significativos. Para a segunda questão, por sua vez, a solução se dará por meio da contratação formal para as atividades que têm sido feitas por meio de pessoas em condição de prestadoras de serviço. As estratégias e ações descritas acima estão detalhadas em nossos documentos de "Análise de capacidade" e no "Plano de equipe", ambos em anexo. Outro documento a ser considerado é nossa análise de riscos presente no Plano de atividades 2022.

Além dessas duas questões, estruturais, podemos citar ainda os esforços de integração da equipe, especialmente num ambiente remoto, bem como as reuniões trimestrais de discussão e revisão de práticas administrativas. A ampliação da equipe, prevista para 2022, permitirá ainda que as pessoas que integram a equipe profissional do WMB não trabalhem em múltiplas tarefas concomitantes e se sintam sobrecarregadas.

Por fim, outro fator que o WMB buscou solucionar foi o da aproximação das faixas salariais pagas à realidade do mercado brasileiro. Isso tenderá a diminuir a ocorrência de pessoas deixando a organização devido a ofertas de empregos análogos com salários maiores. No caso de eventuais contratações de membros da equipe do WMB pela própria Fundação Wikimedia, na impossibilidade do WMB ofertar salários próximos daqueles praticados pela referida organização estadunidense, a estratégia é a de haver um protocolo de transição/saída dos membros da equipe.

Questionamento 10 edit

P: Por favor, indicar como planejam garantir a equidade nos processos de tomada de decisão do grupo, a diversidade (gênero, etnia, descentralização), e a composição do conselho e da equipe, considerando que as mulheres estão atualmente sub-representadas, já que os cargos mais altos da equipe são ocupados, principalmente, por pessoas do gênero masculino.

R: A diversidade no Wiki Movimento Brasil é orientada pelo Plano de Diversidade, construído com orientação da Fundação Wikimedia e aprovado por nossa Assembleia Geral. Anualmente, realizamos um questionário sociodemográfico com os membros e os indicadores interseccionais de diversidade estão ainda em níveis insatisfatórios, mas são continuamente ascendentes. Há de todo modo ainda reais desafios na realização da diversidade em nosso grupo, mas são aspectos importantes para analisar a trajetória de nossa organização:

  • o deslocamento do conselho diretor para fora do eixo Rio-São Paulo -- associado ao objetivo de curto prazo 1 do Plano de Diversidade;
  • a criação do Comitê de Diversidade, com a função de monitorar a realização do plano e de manter um espaço de confiança e uma prática de segurança, em especial para mulheres -- associado ao objetivo de curto prazo 4 do Plano de Diversidade; e
  • apesar de ser em número insuficiente ainda, há uma participação crescente de mulheres no grupo de usuários: em 2017, não havia mulheres no grupo; em 2019, representavam 20% dos membros; em 2021, representam 26% dos membros. Temos uma política declarada e realizamos uma série de ações para estimular a associação de mulheres, com o objetivo de longo prazo de aumentar a quantidade de mulheres no grupo para 50% do total de integrantes do WMB. Em 2021, antes da saída de uma de nossas funcionárias, a proporção de mulheres na equipe era de 40%, a mesma taxa nos cargos de gestão e coordenação. Nas contratações, adotamos uma perspectiva interseccional na avaliação de diversidade na equipe, considerando dentre outros elementos identidades de gênero e de orientação sexual autodeclaradas, raça e etnia autodeclaradas, condição neurodiversa ou deficiência autodeclaradas e região.

Priorizamos a equidade na tomada de decisão na implementação da Estratégia do Movimento Wikimedia 2030 na comunidade em português e em nosso grupo. Iniciamos em setembro de 2021, com apoio da Fundação Wikimedia, uma pesquisa ampla com a seguinte questão: "quais são os desafios e possibilidades para a implementação de uma prática coletiva e equitativa de tomadas de decisão sobre os rumos da comunidade do movimento Wikimedia em português?". Seus resultados serão apresentados em fevereiro de 2022 e serão uma peça importante em nosso processo de redefinição estratégica de governança. Entendemos de todo modo o deslocamento de nosso conselho diretor para fora do eixo Rio-São Paulo como um passo fundamental na construção de uma governança equitativa no Wiki Movimento Brasil.

Programas e ações edit

Questionamento 11 edit

P: No âmbito da educação, além da realização das oficinas de educação, quais são os planos para que os educadores participem e continuem a contribuir com os projetos da Wikimedia? Como o grupo lida com os resultados das oficinas anteriores, realizadas com educadores? Qual foi seu impacto para que os participantes continuem a contribuir e usar os projetos da Wikimedia em seu trabalho? Quais conhecimentos podemos extrair do trabalho que o WMB tem realizado com este público?

R: Entendemos que a atuação do Wiki Movimento Brasil na área de educação é ainda limitada, em comparação com os resultados de nossa atuação com iniciativas culturais. Há múltiplos fatores para essa situação; esperamos corrigir nesta proposta um dos principais: uma contratação integralmente dedicada à área de educação, como indicado no plano de equipe anexado.

A participação e retenção de educadoras e educadores é central para nossa missão. Nesse sentido planejamos diversas atividades para 2022, incluindo:

  • um programa-piloto de desmistificação da Wikimedia e acompanhamento de edições associado ao Instituto Anísio Teixeira, na Bahia, com a participação de um membro do Wiki Movimento Brasil que realizou um treinamento específico com a Fundação Wikimedia para esse tipo de programa;
  • a produção de recursos técnicos, audiovisuais e impressos para facilitar a atuação de docentes nos projetos da Wikimedia. Estamos especialmente empenhados na produção de vídeos tutoriais básicos voltados para atividades em sala de aula -- com milhares de visualizações na soma do Wikimedia Commons e YouTube -- e na melhoria de funcionalidades do Outreach Dashboard, amplamente usada pela comunidade lusófona, especialmente a brasileira;
  • a difusão de programas da Wikimedia em sala de aula em eventos setoriais e científicos, em especial no contexto de nossa parceria com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência;
  • o apoio continuado a programas de educação, com palestras e oficinas, e o acompanhamento sistemático de educadoras e educadores em suas atividades. Por exemplo, apoiamos o projeto "Programa de educação da Wikipédia como metodologia ativa de ensino e ferramenta de colaboração coletiva em saúde auditiva", envolvendo a FOB/USP, a UFRN, a UFSLag, a UFSC, a UTP, a USCS e a FCL, submetido para financiamento da FAPESP, e o curso de Introdução ao Jornalismo Científico, aberto em fluxo contínuo na Wikiversidade e obrigatório para jornalistas científicos apoiados pela FAPESP, organizado pelo NeuroMat.

Pretendemos continuar as Oficinas Wikimedia & Educação em 2022. Esses eventos têm como objetivos principais auxiliar as pessoas interessadas em utilizar as plataformas Wikimedia com propósitos educacionais e formar uma rede de apoio. Contamos com financiamento do Creative Commons em 2020 e, desde o início, com apoio do grupo de usuários Wikipedia & Education. Uma medida da utilidade das oficinas é o impacto dos 14 encontros e dos 50 materiais produzidos e disponibilizados livremente em 2020 e 2021. A mediana de participação nas oficinas é 28 pessoas. Os vídeos das oficinas têm em média 75 visualizações por mês no Wikimedia Commons e, até 1 de dezembro de 2021, tinham sido vistos em torno de mil vezes no YouTube.

Nosso maior desafio no que diz respeito às oficinas tem sido criar incentivos para a retenção das e dos participantes. Uma ação que adotamos nesse sentido foi criar uma infraestrutura para a produção de certificados de apresentação e participação, com validade jurídica, que permitem a contabilização de horas complementares para estudantes e a justificativa de atividade para docentes e funcionárias/os em instituições públicas de ensino. Entendemos que uma pessoa dedicada à área de wiki-educação poderá consolidar a rede de apoio que pretendemos criar.

Não consolidamos ainda um processo de sistematização de aprendizados de nossa atuação com docentes, uma das tarefas a ser desempenhada pela pessoa gestora de educação, cujos papéis e responsabilidades estão descritos no plano de equipe anexado. Processos que realizamos ou apoiamos, já documentados, incluem aprendizados por exemplo:

  • sobre a importância de sessões de treinamento com o Outreach Dashboard: Ferla; Lima; Feitler, 2020;
  • sobre usos experimentais do Wikidata em atividades acadêmicas (artigo aprovado para publicação na Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina); e
  • sobre o papel de interfaces técnicas conectivistas e a relevância da riqueza multimidiática no oferecimento de cursos na Wikiversidade: Figueiredo, 2021; Dieb, 2018; Dieb; Peschanski; Paixão, 2021 (há também um artigo submetido à RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, em avaliação).

Como indicado em nossa brochura de Teoria da Mudança, campos de aprendizado cuja sistematização queremos priorizar na área de educação incluem, entre outros: o papel da Wikimedia no Brasil como infraestrutura básica de compartilhamento e difusão de conhecimento livre para ambientes educacionais; o impacto de parcerias educacionais para a promoção e consolidação da infraestrutura básica de compartilhamento e difusão de conhecimento livre; as estratégias para fomentar processos de aprendizado, documentação e difusão sustentáveis para a área de educação; e o papel da infraestrutura básica de conhecimento livre para práticas emancipadoras, em especial de manifestação de saberes sub-representados e descolonização cultural na educação.

Questionamento 12 edit

P: Quais estratégias serão empregadas para atingir os objetivos de inclusão e aumentar o número de novos participantes indicados nas metas para 2022?

R: O Wiki Movimento Brasil realiza atividades em diferentes frentes e, para 2022, mantivemos programas recorrentes, como as Oficinas Wikimedia & Educação, Wikidata Labs e Wiki Loves Monuments, por exemplo. Nossa visão é que esse tipo de atividade deve ter uma determinada periodicidade para que os que já participaram se mantenham engajados e se crie o senso de comunidade, ao mesmo tempo em que devem oferecer um ambiente propício e convidativo para novos usuários. Essa é uma questão presente tanto na organização dos eventos dos programas quanto em nosso plano de comunicação. Esperamos que a contratação de uma pessoa dedicada aos programas de Educação, por exemplo, auxilie no gerenciamento e na ampliação da comunidade de educadores envolvidos com as plataformas Wikimedia, conforme indicado no plano de equipe.

Em termos de estratégia, pretendemos ampliar a nossa capacidade de difusão geral com o uso de redes de nossos parceiros envolvidos nas atividades, conforme indicado na proposta. A nossa experiência com o projeto Wiki Loves Bahia em 2021 também foi essencial para entendermos como atuar em regiões mais afastadas dos grandes centros. Buscamos estabelecer uma comunidade para atuação local no estado da Bahia em atividades de concurso fotográfico, programas de educação e parcerias GLAM-Wiki, além de atividades remotas de escopo mais geral, como um wikiconcurso na Wikipédia em português e editatonas temáticas. As ações para inclusão de pessoas de regiões sub representadas devem considerar as especificidades locais: no caso da Bahia, compreendemos que há falta de recurso para a digitalização de acervos, o que, consequentemente, cria entraves para parcerias GLAM-Wiki. Por isso, desenvolvemos em parceria com o Goethe-Institut São Paulo e o Instituto Moreira Salles, ainda no contexto do Wiki Loves Bahia, o projeto "Museu Portátil", a partir do qual equipes de dois museus da Bahia receberam kits de digitalização e capacitações para a sua utilização e para a difusão dos acervos nas plataformas Wikimedia. A proposta é que as pessoas que passaram pela capacitação possam se tornar agentes locais e atuar como embaixadores. A mesma lógica será empregada estrategicamente em atividades do Wiki Loves Espírito Santo em 2022. Também realizaremos a WikiCon Brasil 2022 - a primeira conferência para a comunidade brasileira - e um dos objetivos é criar uma rede de embaixadores Wikimedia que estejam espalhados pelas diversas regiões do país. Para isso, ofereceremos no programa da conferência capacitações sobre como organizar eventos locais, por exemplo. A expectativa também é que, ao realizarmos contratações para a equipe do WMB fora de São Paulo, possamos ter mais capacidade de mobilização de novos participantes de regiões diferentes.

Questionamento 13 edit

P: Os temas de fortalecimento da democracia e desenvolvimento da cidadania são abordados na proposta, mas não estão claramente vinculados a ações concretas. Para 2022, estão contempladas algumas estratégias face a estes desafios?

R: Desde a sua fundação, o Wiki Movimento Brasil desenvolve e colabora com iniciativas relacionadas ao fortalecimento da democracia e desenvolvimento da cidadania. Aliás, é uma das áreas em que nossa atuação é mais celebrada, por exemplo na criação de uma infraestrutura para a sistematização das informações sobre violações de direitos humanos na ditadura civil-militar brasileira, premiada pela comunidade no WikidataCon de 2021, e no desenvolvimento de produtos e processos para a melhoria em massa de conteúdos sobre eleições brasileiras, no contexto dos Wikidata Labs, premiados pela comunidade no WikidataCon de 2019. Nossa atuação no fortalecimento da democracia e desenvolvimento da cidadania se dá normalmente com a realização de eventos e campanhas, mas também com projetos de transparência, com a sistemática difusão de documentos públicos, e essa linha de atuação será mantida em 2022. Como em 2021, estimamos que pelo menos um terço do que indicamos no plano de atividades esteja relacionado a temas de fortalecimento da democracia e desenvolvimento da cidadania, especificamente nos programas indicados pelos códigos OTWE e OEPW descritos no Plano de Atividades.

Em 2022, há duas linhas prioritárias específicas no campo da democracia e cidadania. Em primeiro, como indicado em nossa brochura de Teoria da Mudança, pretendemos atuar diretamente "para mitigar as fontes e os impactos deletérios de campanhas de desinformação". Nesse escopo, planejamos:

  • realizar programas e atividades relacionados à melhoria de conteúdos sobre desinformação, notícia falsa e letramento digital com as comunidades da Wikimedia, com a participação de organizações afins (por exemplo, o Vaza Falsiane e a Open Knowledge Brasil, em discussão);
  • atuar no planejamento, organização e difusão das campanhas e ações contra a difusão de notícias falsas, como realizado em 2021 na campanha sobre as mudanças do Marco Civil da Internet e em 2020 na mobilização sobre notícias falsas. Essa atuação dá-se como membro da Coalizão Direitos na Rede e normalmente em comunicação direta com a equipe jurídica da Fundação Wikimedia. Nosso trabalho de advocacy com parlamentares brasileiros levou à inclusão de um ponto no projeto de lei que exclui do escopo legislativo os projetos da Wikimedia;
  • desenvolver a partir de 2022 uma infraestrutura para a melhoria de conteúdos sobre política brasileira, em especial dados eleitorais, parecida com a realizada com o desenvolvimento de uma ferramenta para inserir leis brasileiras no Wikidata; e
  • realizar uma série de atividades e pelo menos um programa de educação para a melhoria de conteúdos sobre política eleitoral, tanto no Wikidata quanto na Wikipédia, para mitigar o comportamento conhecido como a tendência à ignorância racional.

Em segundo, estamos em discussão com as entidades da sociedade civil InternetLab, contemplada pelo fundo de diversidade da Fundação Wikimedia, e a Casa de Sueli Carneiro para a realização de uma série de eventos sobre como promover a representação inclusiva étnico-racialmente no conhecimento livre. Não há ainda atividades conjuntas planejadas.

Métricas edit

Questionamento 14 edit

P: Com relação às métricas apresentadas para 2022, quais foram os parâmetros utilizados para definir a quantidade almejada de novos artigos na Wikipédia, imagens no Commons, itens no Wikidata, etc.? Observando os dados parciais de 2021, parece que em algumas categorias vocês esperam um aumento muito significativo para 2022 (por exemplo, Commons) e em outras uma diminuição (por exemplo, Wikidata). Entendemos que os números apresentados, referentes ao ano de 2021, representam apenas o primeiro semestre do ano, mas comparando-os com as expectativas para 2022, não conseguimos entender quais foram os parâmetros utilizados para estabelecer o quantitativo esperado para os novos conteúdos, almejados para 2022. Poderia explicar como chegaram a estes números?

R: Nos reunimos com nossos parceiros GLAM, maiores responsáveis pelos carregamentos de mídias e metadados que contabilizamos, e definimos métricas realistas junto a eles, levando em consideração o histórico de carregamentos anteriores e o planejamento de carregamentos para o ano que vem. Em 2021 executamos alguns projetos e carregamentos excepcionais, mas esta não é a nossa realidade normal, particularmente em relação ao Wikidata. Como poderá ser visto no relatório final do Simple APG 2021, foram carregadas 34 mil imagens no Wikimedia Commons no contexto de nossas atividades deste ano. Destas, 62% (21 mil) estão relacionadas a parcerias GLAM-Wiki. Em relação ao Wikidata, neste ano foram criados ou melhorados 55 mil itens. Destes, 50% (28 mil) são referentes a um projeto pontual com o WikiCite. 34% (19 mil) estão relacionados a parcerias GLAM-Wiki, sendo o Museu da Pessoa responsável sozinho por 18% (10 mil). Os demais (16% ou 8 mil itens) são referentes à estruturação de eventos como Wiki Loves Monuments e Wiki Takes a City. Na Wikipédia, foram criados ou editados 3.5 mil artigos, dos quais 65% (2.3 mil) estão atrelados aos wikiconcursos. Todos estes dados são resgatados utilizando-se ferramentas Wiki bem conhecidas, como GLAMorgan, EditGroups e Outreach Dashboard. Abaixo uma tabela comparativa sobre os dados criados ou melhorados em 2021 (ainda em aberto) e as expectativas para 2022, tais quais apresentadas na proposta. Note-se que as métricas de 2022 são apenas para conteúdo criado, enquanto em 2021 consideramos tanto páginas criadas quanto melhoradas, o que por exemplo explica a discrepância em relação ao Wikidata.

Projeto Páginas de conteúdo criadas ou melhoradas em 2021 Estimativas para 2022 de conteúdos criados ou melhorados
Wikidata 55357 15000
Wikimedia Commons 34121 35000
Wikipédia 3579 3300

Questionamento 15 edit

P: Qual a metodologia empregada para determinar a métrica de retenção em sua proposta? A princípio, este critério não parece estar alinhado a outras métricas importantes, tais como o número de participantes. Seria pertinente informar o cálculo que utilizarão para determinar esta retenção, já que existem diferentes abordagens sobre a questão, inclusive poderia ser uma metodologia própria, mas explicitá-la permitirá que aqueles que consultarem a proposta tenham as mesmas noções que vocês.

R: A métrica de retenção é calculada contabilizando-se quantas pessoas participaram de mais de um evento promovido pelo WMB, dividindo-se pelo número total de participantes em nossas atividades. Nosso exemplo mais recente onde esta métrica foi calculada é o Wiki Loves Monuments. A taxa de retenção geral foi de 5,93%, considerando somente as últimas 3 edições pelas quais fomos responsáveis. Em relação a participantes novatos neste mesmo período, a taxa foi de 3,3% (como pode ser visto aqui). Não consideramos a marca temporal que normalmente é adotada no cálculo desta métrica, portanto um participante da edição de 2019 que retorna somente em 2021, é considerado um participante retido. Este cálculo se aplica a participantes, editores e organizadores que sejam inscritos em nossas atividades e o controle será feito por diferentes ferramentas, como formulários e o Outreach Dashboard.

A taxa de retenção é uma métrica de interesse em todos os projetos Wikimedia e historicamente tem estado na faixa de 10% a 20% (vide Wikipédia em Inglês, Wikipédia em Francês, Wikipédia em Alemão, Wikipédia em Espanhol e Wikipédia em Japonês). Sobre ela, nosso maior interesse está na retenção de organizadores de atividades, principalmente em programas de educação e editatonas, para garantir a continuidade destes. Indicamos como métrica em nossa proposta uma taxa de retenção de organizadores de 23%.

Orçamento edit

Questionamento 16 edit

P: Considerando que a partir do processo de planejamento estratégico, a ser realizado durante 2022, serão estabelecidos "os eixos estratégicos que orientarão as atividades desenvolvidas pelo WMB nos próximos anos e que devem ser estruturados buscando a sustentabilidade do grupo de usuários", consideram que podem surgir ajustes nos programas, atividades e projeção de métricas decorrentes deste planejamento, os quais impactam no orçamento para os anos 2023 e 2024?

R: O processo estratégico planejado implicará uma revisão dos eixos dos principais programas apresentados em nosso plano de atividades. Isso quer dizer que para os anos de 2023 e 2024, o WMB, em fase de implementação da nova estratégia, deverá balancear o orçamento disponível com os novos programas e as suas respectivas métricas. Desse modo, mesmo após a revisão dos eixos, as ações e o alcance das métricas estabelecidas estarão correlacionadas e dependerão de uma estrutura de equipe e contextos previamente planejados. Contudo, ainda assim, o WMB considera que há espaço para ajustes. Notamos que a capacidade de resiliência da organização foi exercitada no contexto do ajuste das atividades conduzidas durante a pandemia de COVID-19 e um dos pontos que aprendemos com a ajuda da WMF foi a importância da comunicação regular (internamente e com o financiador) e de um processo de avaliação contínua. Por fim, ressalta-se que a atual mudança no formato de submissão de financiamento parece permitir maior flexibilidade e adaptabilidade para situações inesperadas e mudanças de circunstância.

Questionamento 17 edit

P: Com o crescimento significativo proposto no plano de equipe, o WMB seguirá em direção à consolidação de uma estrutura de recursos humanos que requer projeto e processos que garantam o bom funcionamento da equipe de trabalho; estabelecer um modelo equitativo de distribuição de responsabilidades, nível de formação correspondente às expectativas do cargo e remuneração; um modelo que ofereça salários e ambiente de trabalho atraentes e competitivos no setor das organizações da sociedade civil no Brasil, semelhantes ao WMB. A seguir, compartilhamos algumas observações e pedimos certos esclarecimentos:

Questionamento 17a edit

P: Em relação à apresentação do orçamento, acreditamos que os custos de "saúde e bem-estar" (uma despesa de quase 30.000 dólares) devem ser considerados juntamente com os custos salariais, e não dentro dos custos operacionais.

R: Seguindo a nossa metodologia contábil, esses gastos entraram como custos operacionais, além de seguirem também a distinção existente em língua portuguesa entre "remuneração" e "salário". A palavra "remuneração" indica a totalidade dos ganhos do empregado, incluindo os benefícios sociais; a palavra salário, por sua vez, indica apenas a base de ganhos recebidos diretamente do empregador pela contraprestação do trabalho. Entretanto, não identificamos problemas em acatar a sugestão dada e, assim, incorporarmos as despesas de benefícios na mesma linha dos salários. Verificar aba "Desp. salariais" no documento intitulado "Budget table", disponível aqui.

Questionamento 17b edit

P: Segundo nosso cálculo, 67% dos recursos são destinados a salários, dos quais 20% pertencem ao coordenador executivo. Que medidas estão sendo tomadas para garantir que os benefícios deste orçamento vão além da equipe contratada e alcancem toda a comunidade do WMB? Como mitigar o risco de que o conhecimento e os recursos permaneçam apenas no nível da equipe contratada?

R: Sobre as medidas tomadas para garantir que os benefícios deste orçamento vão além da equipe contratada e alcancem toda a comunidade em torno do WMB, ressaltamos que a equipe da organização trabalha para a comunidade. Nosso plano de atividades, por exemplo, é também elaborado pela própria comunidade. Anualmente, os membros do grupo são consultados pela equipe profissional para que haja a elaboração de um plano de atividades que respeite as suas necessidades. A coordenação executiva em deliberação sancionada pelo Conselho Diretor tem autonomia para avaliar os pedidos dos membros associados e definir quais atividades e projetos serão realizados, levando em conta o orçamento disponível, a sustentabilidade das atividades e a logística necessária, além do alinhamento com o Plano Estratégico e o Plano de Diversidade.

O WMB provê ainda a infraestrutura e a operacionalização das atividades que estão na agenda da comunidade, como por exemplo a organização da Festa da Wiki-Lusofonia, o desenvolvimento do processo estratégico e a realização das sessões semanais do WikiConvida. Nosso plano de comunicação inclui uma prestação de contas pública permanente. Além disso, o WMB oferece momentos de capacitação, com foco no desenvolvimento de novas lideranças. Planejamos para o ano de 2022 o oferecimento de microfinanciamentos para a comunidade, um papel que o WMB já realizou em 2021 no contexto do repasse de financiamentos para diversos países da América Latina e do Caribe.

Além disso, a equipe profissional do WMB tem uma atuação sistemática na captação de recursos de outros financiadores além da Fundação Wikimedia (WMF). Como exemplo, temos os projetos financiados pela Fundação Banco do Brasil (2020 e 2021) e o WikidataCon em 2021. O WMB conta, dessa forma, com mais recursos para a realização de seus projetos e da prestação de apoio à comunidade do que o montante pedido à WMF. Outro ponto a ser considerado é que muitas vezes os membros da equipe atuam em programas e atividades àqueles financiados pela WMF sem receber adicionais para isso. No caso da aparente disparidade do salário da pessoa no cargo de coordenação, ela se deve ao fato de que o cargo é o único que não será formalizado, devido à enorme carga tributária e de benefícios sociais exigidos por lei que elevariam o gasto mensal a quase o dobro do valor (1,8). A proporção dessa remuneração proposta é, em 2022: 56,83% de salário líquido, 32,25% de imposto e 10,91% de benefício.

Ainda sobre o segundo questionamento levantado, acerca de como mitigar o risco de que o conhecimento e os recursos permaneçam apenas no nível da equipe contratada, a resposta do WMB é a de uma postura de comunicação permanente, transparência e documentação. Aliás, agradecemos o questionamento, que será inserido em nossa análise de riscos, atualizada trimestralmente.

O WMB conta com mecanismos de transparência e verificação, estabelecidos pelos documentos de governança do grupo. Temos uma estrutura de documentação e de controle de tarefas permanente, o que, inclusive, nos permitiu uma rápida adequação quando pessoas saíram da equipe. Garantimos uma capacitação contínua dos conhecimentos adquiridos para todos os membros do grupo. Como exemplo mais recente dessas capacitações, foi oferecido de modo remoto e presencial uma capacitação no dia 25 de novembro de 2021 acerca das relações raciais e desigualdade no Brasil e de como isso impacta nas organizações e ambientes digitais.

Questionamento 17c edit

P: A projeção de aumento de recursos para o pagamento da equipe (2022-2024) e operações é maior que o aumento projetado para os principais programas. Poderia explicar qual a base para propor o aumento de recursos para a equipe profissional e operações e o decréscimo para os programas?

R: O WMB entende que a atuação de sua equipe profissional deve favorecer a comunidade de wikimedistas voluntários que atuam nos projetos. Dessa forma, a ampliação da equipe resulta na manutenção de uma proporcionalidade de 60-70% do valor do total pedido de financiamento com gastos de equipe. Sem ela, a operacionalização e condução das atividades e o apoio à comunidade numa qualidade profissional se tornam inviáveis. Ademais, criamos uma estrutura consistente e coerente para a equipe. Isso é algo que não conseguimos com financiamentos temporários, de curto prazo, e pretendemos que financiamentos externos sejam capazes de dar suporte a mais programas. A nossa estratégia para financiamentos externos é voltada a programas: ou seja, há mais probabilidade de um financiamento externo apoiar mais programas do que a contratação de um funcionário permanente. Além disso, é importante notar que há um sensível aumento de imposto por conta das contratações celetizadas, que podem ser consultadas no detalhamento salarial solicitado.

Questionamento 17d edit

P: A partir do orçamento é possível verificar a disparidade entre os salários dos funcionários dos cargos mais altos em comparação com os demais funcionários da equipe, o que poderia indicar falta de equidade na distribuição dos recursos entre os membros da equipe. Do mesmo modo, parece incongruente que alguns cargos apresentados como funções estratégicas, como gerente de GLAM e gerente de Educação, tenham salários consideravelmente inferiores aos salários dos quatro coordenadores, dado que a expectativa de suas responsabilidades é muito grande. Considerariam fazer uma revisão do orçamento proposto levando em conta estes comentários?

R: O intervalo salarial entre os cargos da equipe profissional foi definido a partir de um fator de elasticidade fixo de 1,8. Isso implica que entre cada um dos níveis de cargos dentro do organograma existe uma variação de 1,8 vez em qualquer um dos sentidos (acima ou abaixo). Essa estrutura é equitativa pois tem uma elasticidade que leva a um pagamento superior proporcionalmente a cargos operacionais, a contrapelo do que normalmente ocorre no mercado, em que os cargos executivos e estratégicos são sobrevalorizados, com um desequilíbrio médio entre coordenação e operação em torno de um fator 30 no Brasil.

As aparentes incongruências que fazem com que alguns dos cargos apresentados tenham salários inferiores aos salários de cargos análogos são explicadas por meio de nosso "Plano de equipe", documento em anexo, que define períodos de contratação distintos para diversos cargos. Desse modo, uma pessoa que passe a trabalhar apenas no segundo semestre de um determinado ano, ainda que recebendo o mesmo salário de outra em função análoga, precisará de um montante menor dentro do orçamento, uma vez que trabalhará uma quantidade de meses menor ao longo daquele ano.

Importante ressaltar que há também uma alta carga tributária injetada nos valores (cerca de 60% do total, com exceção ao coordenador geral que trabalhará na condição de "PJ", ou seja, prestador de serviços). Sobre a questão das pessoas em gerência de GLAM e de Educação, como indicado no "Plano de equipe", serão responsáveis pela operacionalização de estratégias definidas no nível de coordenação, e não pela sua elaboração.

Questionamento 17e edit

P: Para termos mais clareza sobre a aplicação de equidade e diversidade dentro do grupo WMB, solicitamos que apresentem o orçamento com maior nível de especificação, para que se veja mais detalhadamente: O pacote completo de salários e benefícios previsto para 2022; um pequeno exercício comparativo com o ano de 2021 para que se compreenda a lógica e a metodologia utilizadas para determinar os aumentos propostos.

R: Em nossa nova versão do documento intitulado "Budget table", em anexo, os valores de salários e benefícios agora são exibidos como um mesmo grupo de despesas. Foi criada neste mesmo documento uma aba chamada "Comparativo 2021-2022", no qual realizamos o pequeno exercício comparativo com o ano de 2021 tal qual solicitado, a fim de auxiliar na compreensão da lógica e da metodologia utilizadas para determinar os aumentos propostos. O documento pode ser acessado aqui.

Questionamento 17f edit

P: Além disso, informar as referências salariais que deram base aos salários de 2022 considerando, particularmente, o mercado de trabalho de organizações da sociedade civil no Brasil.

R: A referência salarial foi obtida por meio do portal eletrônico "Glassdoor". Dado o fator de elasticidade fixo em 1,8, adotado a fim de não promover disparidades comuns a empresas e organizações, o resultado é que os valores estabelecidos para os cargos mais altos estão dentro da faixa salarial esperada ou até mesmo abaixo dela. Os cargos de assistência, com contratação em regime de estágio, por sua vez, têm uma remuneração acima do praticado pelo mercado. Dessa forma, seguem abaixo os links para as referências das faixas salariais praticadas na cidade de São Paulo.

  • Como referência para a pessoa em cargo de coordenação executiva: [1] (Glassdoor) - Note-se que não há uma ferramenta que indique especificamente comparativos de cargos no mercado de trabalho de organizações da sociedade civil. Ademais, o valor indicado em nossa proposta segue abaixo da média ofertada pelo mercado tradicional. Também, no nosso caso, não se trata de uma vaga celetizada, pois implicaria no aumento substancial da carga tributária.
  • Como referências para as pessoas que atuarão em cargos de coordenação específica (tecnologia, fundos e administração, etc.): [2] e [3] (Glassdoor)
  • Como referências para as pessoas que atuarão em cargos de gestão (Comunicação, GLAMs e Cultura, Educação, Equidade e diversidade, Policy & Outreach): [4] (Glassdoor)
  • Como referência para as pessoas que atuarão em cargos de assistência, em regime de estágio: [5] (Glassdoor)
Questionamento 17g edit

P: É necessário especificar a definição de trabalho "integral" e indicar o número de horas trabalhadas para cada posto de trabalho e, também, se há diferenças entre os benefícios que planejam oferecer a cada um dos funcionários.

R: Para os cargos definidos como trabalho em tempo integral, consideramos uma carga horária de 35 horas semanais. A carga horária de pessoas em cargos de assistência - regime de estágio - é de 30 horas semanais, o limite máximo definido pela Lei n.º 11.788/2008, que resguarda os estudantes de jornadas de trabalho que comprometam o desempenho acadêmico. Um detalhamento dos benefícios foi inserido na aba homônima do documento intitulado "Budget table", disponível aqui. O número de funcionários contemplados em cada caso obedece ao previsto no documento do "Plano de equipe", estimando períodos de contratação distintos.

Questionamento 18 edit

P: Entre os pontos fortes do WMB está sua capacidade de levantar e gerenciar diversas fontes de financiamento. O plano apresentado não especifica se planejam dar seguimento ao esforço de diversificação de fontes de financiamento nos anos de 2022, 2023 e 2024, contribuindo para a sustentabilidade da organização a médio prazo. Em 2022, planejam continuar diversificando suas fontes de financiamento e como?

R: Como indicado na submissão deste pedido, todo programa e atividade do Wiki Movimento Brasil envolve a análise de possibilidades de diversificação financeira, com foco em apoios locais e setoriais. Pretendemos manter esta forma de atuação em 2022, 2023 e 2024.

Trabalhamos em três linhas principais para a obtenção de fontes de financiamento, sob a responsabilidade das áreas de coordenação:

  • editais nacionais e convênios, em especial de campanhas de subvenção públicas ou fundações privadas ou sociais. Essas fontes de financiamento estão normalmente atreladas à realização de programas e atividades, por exemplo, veja aqui o material que enviamos a potenciais patrocinadores para wikiconcursos;
  • chamadas internacionais de financiamento, em especial de entidades da sociedade civil norte-americanas e europeias, para a realização de programas e atividades, mas também de pesquisa e inovação em tecnologias do conhecimento livre. Em 2021, também conseguimos um financiamento para oferecer fundos para atividades em outros países da América Latina e do Caribe no contexto do WikidataCon; e
  • propostas de produtos e recursos em tecnologias do conhecimento livre, especialmente em consórcio com outros afiliados e organizações afins.

Perguntas complementares edit

Olá @JPeschanski (WMB): e Grupo de usuários Wiki Movimento Brasil,


Gostaríamos de ter mais clareza sobre o plano de sua equipe e como isso se reflete no orçamento. Gostaríamos também de pedir dados mais concretos para tornar 2021 e 2022 comparáveis, incluindo salário líquido, salário bruto e benefícios. Para isso, pedimos que acrescente as seguintes informações ao seu orçamento para 2022:

Adicione uma linha para cada uma das posições que você planeja contratar em 2022

Para cada funcionário, inclua o "Salário - Valor mensal (R$)" e "Impostos - Valor mensal (R$)" e "Benefícios - Valor mensal (R$)" e certifique-se de distinguir, na tabela, os impostos dos benefícios.

Adicione uma coluna indicando o período (em número de meses que você planeja contratar essa pessoa)

Indicar o aumento ou redução percentual proposto em 2022 em relação a 2021 (para cargos existentes a partir de 2021) e uma coluna com uma breve narrativa para justificar isto (por exemplo, cargos de gerência parecem ter sido reduzidos de 2021 para 2022).

Descreva quais benefícios e vantagens de emprego estavam em vigor em 2021, quais benefícios e vantagens foram acrescentados para 2022 para cada posição?

Agradecemos antecipadamente se vocês puderem ser precisos nos detalhes para que possamos ser mais claros sobre sua proposta.


O Comitê de Financiamento da América Latina e Caribe --Carlillasa (talk) 15:31, 9 December 2021 (UTC)Reply

Respostas edit

Estimadas/os colegas do Comitê de Financiamento da América Latina e do Caribe. Obrigado por mais esta rodada de perguntas. Seguem abaixo as respostas.

Notamos um pequeno erro em uma das linhas de cálculo para 2022, que considerou doze meses em vez de nove meses de benefícios para o cargo de gestor de GLAMs & Cultura. Pedimos perdão. Com a correção do erro, o valor total de benefícios em 2022 passou de BRL R$ 148.200 a BRL R$ 140.975,46. Solicitamos a autorização para ajustar o orçamento total indicado no meta.wikimedia com base nessa correção. Na planilha orçamentária, a correção foi realizada.

Cordialmente,

CCosta (WMB) (talk) 16:42, 9 December 2021 (UTC)Reply

  • P: Adicione uma linha para cada uma das posições que você planeja contratar em 2022
R: Respondido na aba "Desp. salariais detalhadas" da planilha orçamentária.
  • P: Para cada funcionário, inclua o "Salário - Valor mensal (R$)" e "Impostos - Valor mensal (R$)" e "Benefícios - Valor mensal (R$)" e certifique-se de distinguir, na tabela, os impostos dos benefícios.
R: Respondido na aba "Desp. salariais detalhadas" da planilha orçamentária.
  • P: Adicione uma coluna indicando o período (em número de meses que você planeja contratar essa pessoa)
R: Respondido na aba "Desp. salariais detalhadas" da planilha orçamentária.
  • P: Indicar o aumento ou redução percentual proposto em 2022 em relação a 2021 (para cargos existentes a partir de 2021) e uma coluna com uma breve narrativa para justificar isto (por exemplo, cargos de gerência parecem ter sido reduzidos de 2021 para 2022).
R: Respondido na aba "Desp. salariais detalhadas" da planilha orçamentária.
  • Descreva quais benefícios e vantagens de emprego estavam em vigor em 2021, quais benefícios e vantagens foram acrescentados para 2022 para cada posição?
R: Para os cargos celetizados, os benefícios incluíam em 2021, como previsto por lei, a contribuição ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, o abono salarial, o vale-transporte facultativo, o auxílio-doença, o repouso semanal remunerado, o salário-família, o 13º salário e as férias remuneradas, além das vantagens facultativas: plano de saúde, auxílio-alimentação, subvenção de equipamento e um período semestral de integração laboral. Em 2022, foram mantidos os benefícios e foi incluído um auxílio-refeição. Para os cargos não celetizados, não há no Brasil previsão de benefícios, mas adotamos em 2021 de todo modo o auxílio-alimentação, a subvenção de equipamento e um período semestral de integração laboral. Para 2022, pretendemos limitar ao máximo a existência de situações de pejotização, que consideramos precárias, e pretendemos estender a todos os nossos funcionários os benefícios previstos por lei, exceto no caso do coordenador executivo, pois a carga tributária decorrente é muito elevada e circunstancialmente não se justifica. Note-se que no caso de assistentes os benefícios previstos para 2022 são significativamente acima da previsão legal (lei nº 11.788/2008) e incluem seguro, subvenção de equipamento e auxílio-refeição.

Adição de nova métrica adicional edit

Seguindo as recomendações e aquilo que foi consensuado, adicionamos uma nova linha à tabela de métricas adicionais, mais especificamente sobre "Documentação de aprendizado de parcerias". CCosta (WMB) (talk) 19:18, 9 December 2021 (UTC)Reply

Aprovação da solicitação ao Wikimedia Community Fund no valor de $241,408 USD edit

Olá @JPeschanski (WMB): e Grupo de usuários Wiki Movimento Brasil,

Novamente, obrigado por submeter sua proposta ao Fundo Comunitário Wikimedia e por responder às nossas perguntas. Temos o prazer de informar que o Comitê regional de financiamento para a América Latina e o Caribe aprovou sua proposta, com um financiamento parcial no montante de $241.408 USD, com um prazo que começa em 1 de janeiro de 2022 e termina em 31 de dezembro de 2022.

Reconhecemos o trabalho que realizam e o potencial das suas capacidades. Sabemos também que enfrentam o enorme e complexo desafio de promover o movimento Wikimedia num país tão grande em termos de expansão territorial e com diversidades em sua população. Mesmo assim, acreditamos que o crescimento das organizações deve ser gradual, permitindo-lhes um desenvolvimento orgânico e proporcionando espaços de reflexão e aprendizagem que contribuam para a maturidade institucional. Acreditamos também que os planos de crescimento devem ter em conta as incertezas geradas pela pandemia de Covid-19.

Temos muito interesse em continuar apoiando o WMB nos anos posteriores, uma vez que tenham um plano estratégico plurianual. Destacamos o exercício que planejam realizar durante 2022 para construir uma estratégia plurianual de forma colaborativa, integrando a comunidade ao longo de todo o processo. Será de grande interesse compreender o modo como sua teoria da mudança - em alinhamento com a estratégia 2030 - se traduz nos eixos centrais, programas e metas que irão surgir a partir deste exercício.

A partir do exposto acima, o Comitê deliberou que, assim que sua comunidade definir a estratégia e um plano plurianual executável a partir de 2023, será possível saber com exatidão para quê solicitam financiamento, na medida em que irão contar com um plano construído e respaldado pela comunidade.

Uma vez que a proposta apresentada solicita um aumento de 217% para o ano de 2022, em relação ao financiamento concedido pela WMF em 2021, o Comitê realizou uma revisão detalhada do orçamento. Fizemos isto para compreender o plano de crescimento do WMB, mas, também, devido à nossa responsabilidade em assegurar a equidade na distribuição do financiamento em nível regional e pelo reconhecimento de que os recursos não são ilimitados.

Parece-nos fundamental o trabalho que planejam para expandir suas atividades a outros contextos geográficos no Brasil (tais como Wiki Loves Monuments, Wiki Loves Espírito Santo e Wiki Ocupa); continuar fortalecendo suas parcerias, dando ênfase à diversificação de vínculos, por meio de alianças com instituições não representativas do Estado, como um horizonte a longo prazo; seguir consolidando os programas, especialmente em GLAM e educação; contribuir com conteúdos relevantes e em quantidades substanciais, especialmente em projetos wiki no idioma português e, também, impulsionar comunidades lusófonas emergentes, para além do Brasil. Também felicitamos vocês pela organização da WikiCon Brasil 2022 (https://meta.wikimedia.org/wiki/Grants:Conference/WikiCon_Brasil_2022), a primeira grande conferência para a comunidade brasileira, que ocorrerá em meados do ano. Vemos nisso uma oportunidade única para ampliar sua presença e sua comunidade no Brasil. Embora este financiamento não esteja sujeito a restrições, o Comitê concorda que destinem o total do montante que foi planejado na área de programas, conforme apresentado em sua proposta.

Quanto às despesas operacionais, em decorrência de nosso pedido para um crescimento mais escalonado, e sem a intenção de impor uma restrição ao financiamento, acreditamos ser possível reduzir o orçamento inicialmente previsto para essa finalidade.

Quanto às despesas planejadas relacionadas à pandemia, dada a incerteza própria da situação, estamos cientes de que o orçamento proposto pode variar. Em nossa perspectiva, e se as condições o permitirem – novamente reconhecendo que este financiamento não está sujeito a restrições – o Comitê sugere uma redução do orçamento inicialmente previsto neste item.

Consideramos que a solicitação de aumentos salariais suscitou uma série de inquietações ao Comitê, o que gerou as seguintes recomendações:

  • em decorrência de nossa solicitação de um crescimento mais gradual apoiado por um plano plurianual, sugerimos que o WMB determine os aumentos salariais de acordo com o crescimento progressivo das responsabilidades que os cargos, sobretudo os de nível mais alto no organograma, irão assumir conforme vai sendo delineado o plano de equipe de mais de 14 pessoas, nos próximos 2 a 3 anos;
  • priorizar somente a criação de novos postos estritamente indispensáveis para 2022, em atendimento aos programas prioritários. Propomos dar prioridade à contratação dos cargos de gerente de GLAM e de gerente de educação para reforçar ambos os programas;
  • elaborar um modelo de equipe que seja atraente e competitivo, com salários comparáveis aos do setor das organizações da sociedade civil no Brasil, semelhantes ao WMB;
  • assegurar o bem-estar coletivo da equipe sob princípios de equidade, para reduzir lacunas tanto na carga de trabalho como em desigualdades salariais na equipe.

A partir do acima exposto, e reconhecendo que este financiamento não está sujeito a restrições, o Comitê sugere que é esta parte do orçamento que poderia ter maior redução.

Compreendemos que o montante do financiamento aprovado para 2022 pode propiciar alterações nas métricas propostas e outros ajustes.

Encorajamos vocês a continuarem avançando para fortalecer a governança sob a liderança da nova junta diretiva e a nova dinâmica, com uma equipe de trabalho que já é independente do órgão máximo de governança.

Desejamos boa sorte e esperamos ter oportunidade de nos conectarmos com vocês ao longo da implementação da sua proposta para conhecer mais sobre o seu trabalho e construir uma relação de confiança e apoio.

Em nome do Comité Regional de Financiamento para a América Latina e o Caribe, desejamos-lhe o melhor. Salvador (talk) 23:32, 15 December 2021 (UTC)Reply

Return to "Programs/Wikimedia Community Fund/Planejamento estratégico e plano de atividades do Wiki Movimento Brasil, 2022" page.