Grants:Programs/Wikimedia Community Fund/Mais Teoria da História na Wiki

statusFunded
Mais Teoria da História na Wiki
Estimular a atuação de historiadores e de pessoal qualificado de áreas correlatas formados ou em formação em projetos da Fundação Wikimedia que estão em sintonia com a ciência aberta e a construção do conhecimento coletivo e colaborativo, atuando especialmente na edição de temas relacionados aos estudos de gênero, de raça e à epistemologia do Sul Global. Além disso, ela busca estimular o engajamento de grupos minoritários nos projetos Wikimedia no que diz respeito ao tema da Teoria da História.
start date2022-01-03T00:00:00Z
end date2023-02-15T00:00:00Z
budget (local currency)175142.87 BRL
budget (USD)30963 USD
amount recommended (USD)30963
grant typeGroup of individuals not registered with an organization
funding regionLAC
decision fiscal year2021-22
funding program roundRound 1
applicant and people related to proposalNome: Flávia Varella; Username: Flávia Varella

Nome: Igor Lemos Moreira; Username: Igor Lemos Moreira Nome: Sarah Pereira Marcelino; Username: Sarah Pereira Marcelino Nome: Danielly Campos Dias; Username: Danielly Dias

Nome: Ana Cristina Peron; Username: Ana Cristina Peron

This is an automatically generated Meta-Wiki page. The page was copied from Fluxx, the grantmaking web service of Wikimedia Foundation where the user has submitted their application. Please do not make any changes to this page because all changes will be removed after the next update. Use the discussion page for your feedback. The page was created by CR-FluxxBot.

Applicant detailsEdit

Wikimedia username(s):

Nome: Flávia Varella; Username: Flávia Varella

Nome: Igor Lemos Moreira; Username: Igor Lemos Moreira Nome: Sarah Pereira Marcelino; Username: Sarah Pereira Marcelino Nome: Danielly Campos Dias; Username: Danielly Dias Nome: Ana Cristina Peron; Username: Ana Cristina Peron

Organization:

Have you received grants from the Wikimedia Foundation before?

Applied previously and did receive a grant

Have you received grants from any non-wiki organization before?

Yes

Which organization(s) did you receive grants from?

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais Universidade Federal de Santa Catarina

Organization detailsEdit

What is your organization or group's mission?

Encourage approximation between universities and Wikimedia projects.

If you would like, please share any websites or social media accounts that your group or organization has. (optional)

Instagram: https://www.instagram.com/wikisul.oficial/

Facebook: https://www.facebook.com/wikisul.oficial Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC7ASEDQrNe8kmdMi6nvcK3w Meta: https://meta.wikimedia.org/wiki/Wikisul_User_Group

Grant proposalEdit

Please state the title of your proposal. This will also be a title for the Meta-Wiki page.

Mais Teoria da História na Wiki

Where will this proposal be implemented?

Brazil

Indicate if it is a local, international, or regional proposal and if it involves several countries? (optional)

International

If you have answered regional or international, please write the country names and any other information that is useful for understanding your proposal.

What are the main challenges you are trying to solve and your proposed solution?

Desde 2018, desenvolvemos verbetes e capacitamos novos usuários em Teoria da História com o intuito de ampliar a participação de universitários nos projetos da Fundação Wikimedia. Apesar de todo o investimento feito nas últimas décadas, os projetos Wikimedia, principalmente a Wikipédia, ainda encontram resistência no cenário acadêmico por poderem ser editados por qualquer pessoa sem nenhum filtro. Grande parte dessa percepção, contudo, advém do desconhecimento da estrutura e dinâmica que regem estes projetos baseadas no conhecimento colaborativo, livre e de fácil acesso. Portanto, acreditamos que a correta apreciação dos ideais que gerem os projetos Wikimedia facilitarão a integração de universitários ao ambiente wikimedista.

Por outro lado, ao longo das atividades desenvolvidas, percebemos que os verbetes escolhidos pelos participantes para edição estavam ancorados em problemas e concepções eurocentradas sobre os diversos temas presentes na Teoria da História. Com isso, este projeto visa atender às emergentes demandas no campo da Teoria da História no que diz respeito à visibilidade de temas relacionados aos estudos de gênero, de raça e à epistemologia do Sul Global. Tradicionalmente, a Teoria da História foca no estudo de homens, brancos e europeus, portanto, este projeto busca incentivar a melhoria de conteúdo nas plataformas Wikimedia de temas que vem sendo sistematicamente negligenciados, além de incentivar pesquisas neles. Com essa proposta, buscamos dar voz a editores interessados em tornar tanto a Wikipédia, o Wikiquote, Commons e Wikidata quanto a Teoria da História mais plural.

What is the main objective of your proposal?

Estimular a atuação de historiadores e de pessoal qualificado de áreas correlatas formados ou em formação em projetos da Fundação Wikimedia que estão em sintonia com a ciência aberta e a construção do conhecimento coletivo e colaborativo, atuando especialmente na edição de temas relacionados aos estudos de gênero, de raça e à epistemologia do Sul Global. Além disso, ela busca estimular o engajamento de grupos minoritários nos projetos Wikimedia no que diz respeito ao tema da Teoria da História.

Describe your main strategies to achieve this objective and the main activities you will be developing as part of these strategies.

Semanas da visibilidade: como parte do objetivo de incentivar a edição de temas marginalizados na Teoria da História capacitaremos pesquisadores e ativistas em quatro semanas da visibilidade, que coincidem com as datas de conscientização destes temas:

1ª: março: mulheres 2ª: junho: LGBTQIA+ 3ª: agosto: povos indígenas 4ª: novembro: consciência negra

Teremos dois tipos de atividades: workshops de capacitação de edição no Wikiquote, na Wikipédia, no Commons e no Wikidata e webinar com pesquisadores e/ou ativistas dos temas em enfoque para incentivar a reflexão sobre o assunto e também dar voz às visões marginalizadas. Ao todo, teremos 16 oficinas, acompanhadas de atividades de edição, e 4 webinars. Ao final de cada semana da visibilidade teremos a premiação dos três primeiros colocados com maior número de edições. Eles ganharão uma caixa temática especial com brindes personalizados que contribuirão para a significação da experiência realizada.

Wikiconcursos: Paralelo às semanas da visibilidade ocorrerão dois wikiconcursos que buscam manter os participantes engajados e ativos nos projetos Wikimedia. O primeiro deles será entre os meses de abril e julho com um caráter de incentivo aos novos editores, tendo em vista que a premiação será estabelecida com base no número de bytes, imagens, etc, inseridos. O segundo concurso (inspirado na iniciativa do Women in Green) será entre setembro e dezembro e tem como foco o destaque de verbetes como bom ou destacado, alcançando uma outra parcela de usuários mais experientes e incentivando os novos usuários a aprimorarem suas edições. Desta forma, buscamos atingir e incentivar diferentes níveis de editores dentro dos projetos Wikimedia para que todos construam e alimentem o sentimento de pertencer a comunidade lusófona e possam ser contemplados pelas atividades. A escolha dos verbetes pelos participantes para pontuação nos dois concursos será feita via Categoria Teoria da História e via ampla lista de verbetes inexistentes. Essa lista será construída com a participação direta de grupos, laboratórios, sociedades científicas e coletivos dos quatro temas em foco para integrá-los de forma orgânica ao movimento.

Relatos de experiência: Vídeos de até 1 minuto com professores universitários ou ativistas contando a experiência nos projetos Wikimedia para incentivar a participação da comunidade universitária e de ativistas através de vivências reais. Vídeos curtos com participantes do Projeto como relato de experiência.

Please state if you will be carrying out any of these activities within your programs? Select all that apply.

Workshops, Contest, Conference/Event Organizing, Media outreach campaign

Are you running any in-person events or activities?

No

Please state if your proposal aims to work on any of the identified content knowledge gaps?

Content Gender gap, Age (regency) , Geography, Language, Sexual Orientation, Cultural background, ethnicity, religion, racial

Please state if your proposal includes any of these areas or thematic focus.

Education, Diversity

Will your work focus on involving participants from any underrepresented communities? Select all categories that apply.

Gender Identity, Sexual Orientation, Ethnic/racial/religious or cultural background, Age

Please tell us more about your target participants.

Nossa experiência anterior no Projeto Teoria da História na Wikipédia tornou claro o desejo do público universitário de atuar em espaços públicos para amplas audiências tais como os projetos Wikimedia, conforme pode ser visto no relato de experiência em vídeo dos participantes. Porém, existe certa mitologia em relação ao conteúdo produzido por pessoas supostamente leigas e em como compatibilizar a visão produzida por elas e a dos profissionais no assunto. Além disso, existe significativa dificuldade dos acadêmicos no aprendizado da linguagem digital e das relações travadas nessa realidade. Os diversos workshops que ocorrerão ao longo do projeto buscam capacitar e, portanto, empoderar essas pessoas para a edição qualificada, sendo os wikiconcursos espaços de aprimoramento dessas práticas e construção de um sentimento de comunidade.

Contudo, a resistência acadêmica aos projetos Wikimedia não está exclusivamente em uma percepção incompleta de seus ideais, mas também no sentimento de que trata-se de ambiente hostil a certo tipo de conteúdo. Logo que iniciei o Projeto Teoria da História na Wikipédia, a professora Joana Maria Pedro, uma das principais pesquisadoras da área de gênero no Brasil, demonstrou muito interesse em editar entradas nas temáticas de sua pesquisa. Em nossas conversas, contudo, ela constantemente trazia o receio de ter edições desfeitas e conteúdos apagados por tratar-se de temáticas sensíveis. O mesmo sentimento pode ser transposto ao que diz respeito às temáticas LGBTQI+A, à cultura e tradições dos povos indígenas e dos negros. Portanto, faz-se necessária uma iniciativa mais ampla e que tenha como objetivo construir uma rede de apoio e acolhimento para que esse público possa se sentir seguro e bem-vindo dentro da comunidade wikimedista.

Para entender todos os anseios desses perfis e mapear os entraves para participação na comunidade wikimedista, entraremos em contato direto com grupos, laboratórios, sociedades científicas e coletivos para escutá-los e calibrar a proposta de participação deles neste projeto. Dito isto, apesar do público alvo deste Projeto ser aquele formado ou em formação no ensino superior, também abriremos espaço para participação de alguns coletivos. Como essa será nossa primeira experiência tratando com pessoas que ativamente trabalham para mudar a realidade das chamadas minorias, começaremos com um pequeno grupo de coletivos pois temos muito a aprender para consolidar nossas boas práticas com esse público.

Do you have plans to work with other Wikimedia communities, groups or affiliates in your country, or in other countries, to implement this proposal?

Yes

Please tell us about these connections online and offline and how you have let Wikimedia communities know about this proposal.

A experiência acumulada por outros grupos nos projetos Wikimedia é de extrema importância para podermos evitar, ao menos, alguns dos entraves já experienciados. No Brasil, o Wiki Movimento Brasil é um parceiro estratégico por causa da larga experiência em projetos Wikimedia na área educacional. Por outro lado, o Wikimedia Portugal pode contribuir ao trazer parte importante da comunidade lusófona que talvez não consigamos alcançar plenamente sem a mediação deles. Nada mais natural também que estabelecer contato com o Wikipedia & Education User Group. Essa é a primeira vez que visamos usuários que têm sua vivência mesclada de forma indissociável com suas pesquisas e o Wikimedia LGBT+ e Whose Knowledge? podem nos auxiliar no entendimento dos melhores protocolos a serem seguidos ao editarmos temas sensíveis.

Perguntaremos a todos se gostariam de ser nossos parceiros, atuando nos workshops e no fornecimento de manuais/tutoriais. Também será publicada uma mensagem na Esplanada.

Will you be working with other external, non-Wikimedian partners to implement this proposal?

Yes

Please describe these partnerships.

De forma a expandir o potencial de reunir novos usuários estabeleceremos parcerias com grupos de pesquisa, associações, coletivos e redes de pesquisadores lusófonos por meio de convites diretos e individuais. Através das parcerias será possível agregar mais pessoas de nosso público alvo, assim como expandir o número de envolvidos com especialização nas áreas de estudo dos verbetes, o que influenciará diretamente na qualidade e quantidade do material produzido. Para viabilizar essa estratégia será promovida uma campanha intensa de divulgação nas redes sociais, grupos de e-mails e outras formas de comunicação oficial mais personalizada.

How do you hope to sustain or expand the work carried out in this proposal after the grant?

Há alguns anos estamos envolvidos na mediação entre os projetos da Fundação Wikimedia e o público universitário. Este projeto é mais um passo desse nosso percurso, que gostaríamos que em um futuro não muito distante pudesse servir de experiência para trilharmos um Annual Grant com equipe dedicada a criar um ambiente acolhedor para a participação da comunidade universitária, principalmente das vozes insurgentes e marginalizadas, dentro da comunidade wikimedia.

Do you have the team that is needed to implement this proposal?

Coordenadora geral

Flávia Florentino Varella (Voluntária e remunerada) Autorrevisora da Wikipédia lusófona. Professora adjunta de Teoria da História na UFSC. Desenvolve projetos pedagógicos com a Wikipédia desde 2015. Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia. Username: Flávia Varella

Coordenadores de atividades Igor Lemos Moreira (Remunerado) Histórico: Autoconfirmado da Wikipédia lusófona. Doutorando em História na UDESC. Atua na Wikipédia desde 2018, quando integrou o Projeto Teoria da História na Wikipédia (THW) como responsável pela redação do verbete destacado História do Tempo Presente. Desde então desenvolve aulas sobre escrita da história na Wikipédia a convite de docentes da UDESC e supervisiona alunos na elaboração de verbetes como trabalhos finais de conclusão de curso. Username: Igor Lemos Moreira

Sarah Pereira Marcelino (Remunerada) Autorrevisora da Wikipédia lusófona. Graduanda em História na UFSC. Dedica-se à edição de verbetes na Wikipédia desde março de 2018, somando mais de 2 mil edições. Atuou durante dois anos como editora e membro da coordenação técnica do Projeto THW, sob a supervisão de Flávia Varella. Username: Sarah Pereira Marcelino

Danielly Campos Dias (Remunerada) Autorrevisora da Wikipédia lusófona. Graduanda em História na UFSC. Atua na Wikipédia desde 2017 quando iniciou seu primeiro verbete em disciplina ministrada pela prof. Varella. Após essa experiência, atuou durante dois anos como editora e membro da coordenação técnica do Projeto THW, participando da construção de diversos verbetes, incluindo destacados. Username: Danielly Dias

Imprensa e mídias sociais Ana Cristina Peron (Voluntária) Mestranda em História na UFSC. Tem experiência em redação de material didático de história para internet, revisão de textos, produção de vídeos, mídias sociais e nas áreas de História Pública e História Digital. Username: Ana Cristina Peron

Bolsista de extensão universitária da UFSC (Voluntário)

In what ways do you think your proposal most contributes to the Movement Strategy 2030 recommendations. Select a maximum of three options that most apply.

Increase the Sustainability of Our Movement, Provide for Safety and Inclusion, Invest in Skills and Leadership Development

Please state if your organization or group has a Strategic Plan that can help us further understand your proposal. You can also upload it here. (optional)      

No

Learning, Sharing, and EvaluationEdit

What do you hope to learn from your work in this fund proposal?

Esperamos compreender estratégias e movimentos que engajem de forma eficiente a comunidade acadêmica (universitária e formada) em projetos Wikimedia, construindo uma sensação de pertencimento ao movimento da ciência aberta que existe nesses dois pólos. O comprometimento da comunidade universitária com a produção de conhecimento livre, responsável e atualizado pode contribuir para a melhoria do conteúdo das plataformas e para a pluralidade de vozes dentro da comunidade wikimedista. Por outro lado, a experiência comunitária e colaborativa inerente aos projetos da Fundação Wikimedia pode contribuir para tornar o ambiente universitário mais saudável. Como colocar esses dois mundos em diálogo, reforçando suas qualidades e promovendo a interação entre eles, é algo que esperamos compreender melhor ao longo deste Projeto.

Core MetricsEdit

Enter a description of the metric and a number in the target field. If the metric does not apply to you, enter N/A for not applicable.

Core Metrics Summary
Core metrics Description Target
Number of participants Participantes dos webinários nas semanas da visibilidade 200
Number of editors Participantes dos workshops e dos wikiconcursos 120
Number of organizers 6 organizadores, sendo provavelmente 1 novo usuário 6
Number of new content contributions per Wikimedia project
Wikimedia Project Description Target
Wikipedia Wikiquote: 40 páginas criadas ou editadas

Wikipédia: 100 verbetes criados ou editados Commons: 60 novas imagens inseridas Wikidata: 200 itens criados ou editados

100
N/A N/A N/A
N/A N/A N/A
N/A N/A N/A
N/A N/A N/A

If for some reason your proposal will not measure these core metrics please provide an explanation.

N/A

Additional MetricsEdit

Enter a description of the metric and a number in the target field. If the metric does not apply to you, enter N/A for not applicable.

Additional Metrics Description Target
Number of editors that continue to participate/retained after activities Reter ao menos metade dos participantes dos workshops e dos wikiconcursos para continuarem a participar na comunidade após a finalização do projeto 60
Number of organizers that continue to participate/retained after activities Os 6 organizadores, destes cinco já participantes da comunidade, continuarão participando. 6
Number of strategic partnerships that contribute to longer term growth, diversity and sustainability Espera-se desenvolver ao menos 12 parcerias com diferentes grupos acadêmicos e/ou não acadêmicos de forma a se criar uma rede de historiadores/as que continuarão a atuar na Wikipédia (algumas parcerias em potencial podem ser consultadas no item 18). 12
Feedback from participants on effective strategies for attracting and retaining contributors Elaboraremos parâmetros quantitativos (formulários de feedback) e parâmetros qualitativos (consultas, fóruns e vídeo de relatos de experiência) após cada uma das seis atividades de forma a termos constantes feedbacks dos/as participantes de forma a ajustar se constantemente nossos espaços de comunicação e materiais de divulgação.

Meta: Ter como respondentes ¼ dos participantes

N/A
Diversity of participants brought in by grantees Como o foco do projeto será trabalhar justamente com a diversidade e as semanas de visibilidade, preparemos os formulários de inscrição e/ou participação sempre consultando os/as interessados/as se eles autorizam o compartilhamento de informações pessoais (identidade racial, orientação sexual, identidade de gênero…). Em caso do/a participante preferir não fornecer tais informações, estas serão ignoradas nos formulários de inscrição e sua participação poderá ocorrer de igual maneira. 40
Number of people reached through social media publications Número de seguidores nas redes sociais do projeto + engajamento nas postagens (likes, compartilhamentos, comentários e demais interações) 6000
Number of activities developed N/A N/A
Number of volunteer hours N/A N/A
N/A N/A N/A
N/A N/A N/A
N/A N/A N/A
N/A N/A N/A
N/A N/A N/A

What other information will you be collecting to learn about the impact of your work? (optional)

N/A

What tools would you use to measure each metric selected?

Para medir os números alcançados no projeto usaremos o Outreach Dashboard ou outra plataforma mais amigável para novos participantes. Do ponto de vista qualitativo, estimularemos momentos de reflexão coletiva com os participantes a partir da criação de um grupo no Telegram. Essas reflexões serão o combustível para a equipe analisar as experiências individuais e permitirão que os envolvidos criem um caminho direto de comunicação com a organização, os demais envolvidos e a comunidade wikimedista.

How do you hope to share these results so that others can learn from them?

Create a video of our experience, Make a short presentation of the experience, Share results on social media, Share results with our communities, Develop learning material for other users, I would like to receive support from the Foundation to discover how I can share my learning

Financial ProposalEdit

What is the amount you are requesting from WMF? Please provide this amount in your local currency. If you are thinking about a multi-year fund, please provide the amount for the first year.

175142.87 BRL

What is this amount in US Currency (to the best of your knowledge)?

30963 USD

Do you want to apply for multi-year funding?      

Yes

If you have calculated it, please provide an estimate of the year 2 or year 3 request.

1 mês e meio de staff compensation: 13.950,00 BRL ou 700,38 USD

Please share your budget for this proposal.  

Envio para a Mercedes como anexo, pois o arquivo não carrega

What do you do to make sure there is a good management of funds?

How will you contribute towards creating a supportive environment for participants using the UCOC and Friendly Space Policy?

Garantir um ambiente seguro e amistoso para os participantes do evento é uma preocupação central da equipe deste Projeto já que é corriqueira a intervenção de haters no mundo virtual. Por isso, todos os nossos webinars serão transmitidos pelo YouTube através do Streamyard, que nos permite realizar moderação dos comentários evitando a publicação de conteúdo inapropriado. Também vigiaremos as páginas de discussão dos usuários inscritos no Projeto para monitorar se alguma atividade suspeita está ocorrendo. Além disso, como forma de estreitar nossos laços de solidariedade e comunidade, teremos um canal direto de contato entre os participantes deste Projeto através de um grupo no Telegram.

Please use this optional space to upload any documents that you feel are important for further understanding your proposal.

Staffing plan or organogram:
Other public document(s):

Final MessageEdit

By submitting your proposal/funding request you agree that you are in agreement with the Application Privacy Statement, WMF Friendly Space Policy and the Universal Code of Conduct.

We/I have read the Application Privacy Statement, WMF Friendly Space Policy and Universal Code of Conduct.

Yes

FeedbackEdit