Grants:Knowledge Sharing/Connect/Skills Directory

This page is a translated version of the page Grants:Knowledge Sharing/Connect/Skills Directory and the translation is 99% complete.
Diretório de habilidades

Boas vindas ao diretório de habilidades. Ele serve para te ajudar a se conectar com pares.

  1. Navegue neste diretório de habilidades para procurar pessoas com as quais você gostaria de se conectar com base nas habilidades que você disse que gostaria de aprender e compartilhar.
  2. Aqui estão algumas dicas para te ajuar a pesquisar:
    • Procure pessoas que queiram compartilhar as habilidades que você tem interesse em aprender ou pessoas que queiram compartilhar as habilidades que você anseia compartilhar. Você pode encontrar pessoas com as quais aprender várias habilidades, compartilhando as suas também.
    • Certifique-se de que a pessoa seja uma boa combinação, observando seus fuso horário e também seu interesse em conexões 1:1 ao vivo.
    • Verifique quaisquer outras informações sobre o perfil da pessoa que tornem essa conexão interessante: por exemplo, experiência compartilhada, tópicos de interesse, tamanho da organização ou contexto de trabalho.
    • Compartilhar o mesmo idioma pode facilitar as conexões, mas não pense que isso deva ser um limite. Serviços de interpretação serão fornecidos com base em solicitações oportunas e na disponibilidade.
  3. Encontrou uma ótima conexão? Então clique no botão "Quero me conectar para aprender" ou, alternativamente, "Quero me conectar para compartilhar". Isso o levará a uma página onde encontrará as próximas etapas para entrar em contato com essa pessoa e preparar sua primeira sessão 1ː1 de café e chá!

Encontre na lista abaixo pessoas que queiram compartilhar habilidades

 

Selecione a categoria de habilidade e a habilidade específica que você deseja "aprender" para ver os perfis correspondentes.

Encontre na lista abaixo pessoas que desejam aprender ou desenvolver habilidades

 

Selecione a categoria de habilidade e a habilidade específica que deseja compartilhar para ver os perfis correspondentes.

Conheça todas as pessoas participantes

Participantes por região

Participantes por país

Participantes por língua

Descrição de habilidades

Categoria 1: Habilidades organizacionais

  • Criação do plano e da estratégia da sua organização: (ou seja, planejamento estratégico, desenvolvimento de teorias de mudança, alinhamento de missão/programa, alinhamento com a Estratégia de Movimento mais ampla, avaliações organizacionais e avaliações de risco)
  • Estabelecimento de governança (noções básicas de governança sem fins lucrativos, funções e responsabilidades da diretoria, práticas de governança baseadas na comunidade, cumprimento das obrigações legais em seu país, prestação de contas e relatórios às partes interessadas, procedimentos documentados, promoção da diversidade e da equidade etc.)
  • Redação de propostas para financiamento (redação de uma boa proposta que siga uma sequência lógica e capture sua visão, suas estratégias e como suas atividades, orçamento e avaliação respondem a isso. Focado nos fundos da Wikimedia, mas também pode ser útil para a elaboração de outras propostas de subsídios/parcerias).
  • Planejamento e gestão financeira (ou seja, elaboração de orçamento, práticas de gestão financeira, relatórios financeiros)
  • Crescimento e sustentabilidade da liderança (ou seja, desenvolvimento de habilidades para liderança, gerenciamento de mudanças, desenvolvimento, prevenção de burnout, incentivo a novas lideranças, promoção da diversidade na liderança)
  • Gestão de pessoal/equipe (oportunidades de desenvolvimento de equipe, gestão de mudanças, práticas de pessoal, habilidades de formação de equipe, recrutamento, desenvolvimento e avaliação de pessoal, políticas para promover diversidade, equidade e inclusão)
  • Implementação de programa/projeto (ferramentas e táticas para planejamento, gerenciamento de tempo, solução de problemas, monitoramento de fluxos de trabalho e cronogramas operacionais)
  • Gestão do conhecimento: documentar o aprendizado, organizar arquivos, documentar procedimentos.
  • Capacidade de gerenciar campanhas eficazes de captação de recursos (incluindo início, comunicações, configuração técnica e relações/comunicações com doadores)
  • Identificação e abordagem de parceirias em potencial
  • Gerenciar e manter parcerias (ou seja, coordenar e monitorar planos de implementação, gerenciar conflitos ou diferenças, relatar o impacto às partes interessadas, elaborar acordos de longo prazo com parcerias, contratos e acordos).
  • Habilidades para se conectar melhor com as redes dentro do Ecossistema de Conhecimento Livre (ou seja, networking, divulgação, participação, falar em público).

Categoria 2: Aprendizado, avaliação e comunicação

  • Definição de planos de aprendizado e avaliação (desenvolvimento de teorias de mudança, reflexão sobre questões de aprendizado e planos de coleta de dados, modelos de estrutura lógica para definir resultados, produtos e indicadores etc.).
  • Métodos e ferramentas para avaliação qualitativa (grupos focais, entrevistas, pesquisas, narração de histórias, estudos de caso, mapeamento das jornadas das pessoas participantes etc.)
  • Métodos de avaliação participativa
  • Projetando sessões de aprendizagem/retrospectiva (ferramentas participativas para refletir sobre o que funcionou bem, o que não funcionou, o que deve ser continuado ou alterado)
  • Ferramentas da Wikimedia para medir métricas quantitativas, especialmente participantes, editores, retenção de pessoas editoras, contribuições de conteúdo (Painel de Programas e Eventos, Wikimetria, Ferramenta de Hashtag, Rastreamento Onwiki, Fountain, Métricas de Eventos, Ferramentas Wiki Loves, Outros)
  • Documentar o conhecimento de forma que seja fácil comunicá-lo a outras pessoas (escrever relatórios com base no aprendizado e na avaliação, comunicar dados às partes interessadas, desenvolver apresentações, infográficos etc.).
  • Envolvimento em mídia social, imprensa e mídia de transmissão (planos de rede social, investimento em rede social, tipos de comunicação, como monitorar a rede social, mapeamento e acesso aos principais canais, redação de comunicados à imprensa e relatórios, falar em público, habilidades de entrevista)
  • Construindo uma estratégia de comunicação para alcançar as principais partes interessadas: (estratégia de comunicação com mensagens direcionadas e distintas para públicos e momentos priorizados, como maximizar a visibilidade do seu trabalho, responder a perguntas ou críticas, elaborar relatórios e peças de comunicação, falar em público, apresentar ideias, contar histórias, divulgar informações em tempo hábil e formulários acessíveis com mensagens claras e específicas para os principais públicos).

Categoria 3: Habilidades interpessoais, saúde comunitária e governança

  • Habilidades importantes para gerenciar equipes e pessoas voluntárias (adaptabilidade, formação de equipes, autoconhecimento, solução de problemas, orientação, comunicação assertiva)
  • Cultivar ambientes mais inclusivos e seguros on-line e off-line (empatia, comunicação, tratamento de assédio, comunicação não violenta e transformação de conflitos no Wiki e off-line (com equipes/comunidades).
  • Processos e ferramentas para promover interações saudáveis no wiki (desenvolvimento de habilidades em colegialidade, empatia, apoio mútuo, orientação e treinamento, bem como ferramentas que ajudam a incentivar contribuições construtivas)
  • Processos e ferramentas para gerenciar conflitos (desenvolvimento de habilidades em comunicação não violenta e mediação, criação de canais e processos eficazes para identificar e resolver disputas e conflitos)
  • Processos e ferramentas para lidar com o controle de abuso e assédio (aplicação de várias ferramentas on-line contra assédio, desenvolvimento e aplicação de procedimentos e canais eficazes contra abuso e assédio, aplicação da política de espaço amigável e código de conflito, orientação e suporte para grupos mais vulneráveis e pessoas recém-chegadas etc.)
  • Use várias ferramentas relacionadas à saúde da comunidade (Quarry, Wikidata Query, Phabricator, especificamente para promover a saúde da comunidade. Além disso, crie suas próprias ferramentas ou contribua para a especificação ou o desenvolvimento de ferramentas)
  • Aplicação e avaliação de políticas comunitárias (habilidades e ferramentas relacionadas à aplicação efetiva e equitativa e à aplicação de políticas, além de reconhecer quando e como as políticas devem ser avaliadas e alteradas, se necessário)
  • Diversidade e responsabilidade em papeis de governança (processos claros para recrutamento, nomeação e remoção de diferentes funções, formas de promover a diversidade nessas funções, monitoramento da satisfação da comunidade com voluntários em funções de governança)
  • Desenvolvimento da comunidade, capacitação e desenvolvimento de habilidades (convite a pessoas recém-chegadas, orientação, conexão de pessoas com oportunidades/combinação, cultivo da cultura, cultivo do pertencimento, desenvolvimento de habilidades, divulgação, projeto de experiência, desenvolvimento de liderança)

Categoria 4: habilidades programáticas e táticas

  • Gestão e desenvolvimento de pessoas voluntárias: (ou seja, definir e gerenciar tarefas, criar os incentivos e as formas corretas de reconhecimento, monitorar o envolvimento, oportunidades de desenvolvimento de voluntários, relações entre equipe e pessoas voluntárias)
  • Treinamento eficaz para pessoas recém novatas / experiência de pessoas novatas (estratégias específicas para pessoas novatas de comunidades sub-representadas, estratégias de divulgação, investimento em áreas para reduzir barreiras, fazer com que os pessoas novatas se sintam bem-vindas, conexão com redes e comunidades existentes, métodos e ferramentas de treinamento, eventos off-line e on-line para envolver pessoas novatas, organização do treinamento, formas de medir o aprendizado, formas de avaliar a experiência de treinamento, criação de bons recursos de ajuda e tutoriais nos idiomas locais e tradução para compartilhamento com outras comunidades, em várias mídias, áreas de foco e nível de experiência pretendido, tornando as informações acessíveis, relevantes e atualizadas, usando canais de ajuda em tempo real)
  • Implementação de táticas comuns na área de cultura, patrimônio e GLAM (aprender mais sobre táticas comuns, como fazer grandes uploads de conteúdo para o Commons ou Wikidata, incorporar um Wikimedista em Residência, concursos de fotografia, desenvolver parcerias eficazes com galerias, bibliotecas, museus, centros culturais, desenvolvimento profissional no setor)
  • Inovações em cultura e patrimônio (digitalização de conhecimento cultural em projetos Wikimedia, como o Wikisource, contribuição de cultura intangível para o Wikimedia Commons, modelagem de cultura intangível no Wikidata, exploração de abordagens para descolonização e restituição cultural)
  • Pequenos eventos de edição, campanhas e concursos (instâncias locais de campanhas ou atividades globais (por exemplo, eventos locais do Wiki Loves Monuments, #WikiForHumanRights, WikiGap). Eventos de edição locais criados para trabalhar com parceiros ou novos públicos que precisam de treinamento prático. Habilidades de facilitação on e off-line)
  • Eventos, campanhas e concursos de edição de médio porte (eventos ou desafios distribuídos em nível nacional ou regional que tenham uma instância, mas que exijam treinamento, coordenação, treinamento em várias unidades de grupos maiores de participantes, colaborações com parceiros que envolvam pessoas novatas em contribuições que sejam possíveis pessoas organizadoras do movimento. Habilidades de facilitação on e off-line)
  • Campanhas e concursos internacionais (Equipes internacionais para coordenar atividades em várias instâncias. Programas que treinam pessoas organizadoras e participantes regionais ou internacionais em torno de um tópico de impacto ou área ativista durante um longo período de tempo. Habilidades de facilitação on e off-line)
  • Projetando e desenvolvendo programas educacionais (projeto e implementação de programas educacionais - como Reading Wikipedia in the Classroom, táticas para trabalhar com parcerias educacionais, promoção de alfabetização midiática e informacional, alfabetização digital e habilidades do século 21, recursos e métodos de treinamento para professores e/ou alunos, suporte tecnológico, questões de segurança on-line, envolvimento e segurança de jovens, defesa de políticas educacionais, avaliação de programas educacionais)
  • Habilidades de pesquisa (habilidades gerais de pesquisa, mas também pesquisa relacionada a projetos da Wikimedia).
  • "Liderar campanhas e estratégias de advocacy" (influenciar os formuladores de políticas ou responsabilizar os grupos-alvo, habilidades para participar de debates sobre políticas, como se conectar a redes e outras coalizões que promovem agendas)
  • Organização de eventos (gerenciamento de projetos, design de conteúdo, registro de eventos, comunicações, organização de viagens, locais e logística geral, parcerias para eventos, apoio em espécie e autofinanciamento, métodos de avaliação de eventos, gerenciamento de estresse, coordenação de equipes de eventos, habilidades de facilitação on-line e off-line)
  • Criar, gerenciar e compartilhar tutoriais e recursos (projetar bons recursos de ajuda e tutoriais nos idiomas locais e traduzir para compartilhar com outras comunidades, em várias mídias, áreas de foco e nível de experiência pretendido, tornando as informações acessíveis, relevantes e atualizadas, usando canais de ajuda em tempo real)
  • Uso de novas ferramentas para organização e monitoramento eficientes das contribuições (ferramentas de registro, ferramentas de edição para pessoas novatas, ferramentas de eventos e calendário, Programs & Events Dashboard, etc.).

Categoria 5: Habilidades técnicas ou relacionadas a projetos de wiki

  • Uso do Wikisource (representação de diferentes conteúdos e formatos de conhecimento, trabalho com idiomas pouco representados, inovação no uso do Wikisource)
  • Uso básico do Wikidata e como ele pode apoiar outros projetos
  • Wikimedia Incubator e criação de projetos Wikimedia em novos idiomas
  • Ferramentas Wikimedia (PAWS, Quarry, WDQS) para executar consultas e scripts
  • Configuração de modelos para projetos da Wikimedia (páginas principais, caixas de informações, etc.)
  • Identificação de tópicos de impacto
  • Ferramentas desenvolvidas para automatizar processos (por exemplo, AutoWikibrowser, Pywikibot)
  • Criação de listas para concursos e campanhas de edição
  • Script Lua
  • Gadgets, scripts de usuário(a), filtro de abuso
  • Bots
  • Aviso central
  • Tratamento de doações de imagens
  • Tratamento de doações de dados
  • Habilidades digitais e de software
  • Plataforma
  • Ferramentas para fazer uploads em lote de mídia e dados para projetos da Wikimedia (por exemplo, Pattypan, OpenRefine)
  • Software de código aberto para executar várias tarefas (por exemplo, baixar vídeos do YouTube com o youtube-dl, editar vídeos com o ffmpeg).