Grants:IEG/Aprend'Erê

statusdraft
Aprend'Erê
summaryAprend'Erê é o projeto vinculado à Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade de Brasília - ITCP/UnB que busca a construção de um livro aberto e continuamente editável a partir das oficinas realizadas no centro tecnológico localizado no assentamento Cunha. Nessas oficinas jovens provenientes de comunidades campesinas aprendem metareciclagem de computadores e eletrônicos e desenvolvimento web. O projeto visa construir junto aos jovens um livro que com todas as técnicas e materiais aprendidos e produzidos por eles durante as oficinas. Dessa maneira cada tópico fica registrado e o livro é construído coletivamente, além de poder receber as contribuições de pessoas interessadas no tema que falem português do Brasil. Busca-se a construção de materiais que estão dentro da filosofia dos recursos educacionais abertos (REA) e o incentivo do protagonismo de jovens na construção de seus próprios objetos educacionais. O livro ficará permanentemente hospedado nos servidores da ITCP em itcp.unb.br/livroweb
targetMediaWiki em Portugês do Brasil
strategic priorityconstrução de um livro aberto sobre tecnologias livres e metareciclagem
amount10000
contact• contato@prisnormando.net
created on23:25, 3 April 2016 (UTC)
round 2 2015



Project idea edit

What is the problem you're trying to solve? edit

Há pouco material produzido nas áreas de metareciclagem e desenvolvimento web em formato REA e Português do Brasil. Especialmente que possuam linguagem acessível a pessoas leigas.

What is your solution? edit

A solução encontrada é que uma comunidade que está aprendendo e adquirindo habilidades com essas tecnologias produzam em Português do Brasil um livro aberto e editável conforme vão construindo seu próprio conhecimento. Com isso será possível além de disponibilizar material, receberem contribuições da comunidade lusófona a respeito do tema.

Project goals edit

Construção de um livro aberto sobre tecnologia web e metareciclagem. Contribuir para que as comunidades do campo dominem as tecnologias web.

Project plan edit

Activities edit

Oficina sobre Wiki. Construção dos primeiros tópicos do livro. Edição contínua durante as oficinas de metareciclagem e de tecnologias web. Aprimoramento dos conteúdos. Divulgação para a comunidade.

Budget edit

Community engagement edit

Sustainability edit

Measures of success edit

Need target-setting tips? Note: in addition to your project-specific measures of success, you will also be asked to report on some Global Metrics at the end of your final report. Please keep this in mind as you plan, and we'll support you as you begin your project.

Get involved edit

Participants edit

Community Notification edit

Please paste links below to where relevant communities have been notified of your proposal, and to any other relevant community discussions. Need notification tips?


Endorsements edit

Do you think this project should be selected for an Individual Engagement Grant? Please add your name and rationale for endorsing this project in the list below. (Other constructive feedback is welcome on the talk page of this proposal).

  • Community member: add your name and rationale here.