Fundraising 2007/Testimonials/The ideal Wikipedian - translation/pt

O Wikipedista Ideal

Os Wikipedistas, as pessoas por detrás da Wikipédia, vêm de todas as origens, nações e países. O ideal que compartilham é a vontade de fazer do mundo um lugar melhor e geralmente são pessoas bem respeitadas em suas comunidades.

Visto do exterior, Patricio Lorente parece um típico argentino - ama o futebol, a boa comida e passa o tempo com seus amigos. Mas, se você olhar atentamente, cedo descobre o que o converte num típico Wikipedista - sua paixão de toda a vida em ajudar o mundo e sua vida maravilhosamente rica.

Nascido em Buenos Aires, Patricio Lorente pode se descrever como um homem talentoso.

"Sempre me atraiu aprender sobre diversas especialidades do estudo. Isso fez com que terminar meus estudos universitários me fosse algo difícil, porque mudei minha especialidade entre temas como literatura, filosofia, computadores, leis, etc. Queria aprender tudo!" brinca Lorente.

Felizmente, sua curiosidade sobre o mundo sempre o colocou nos lemes de novas aventuras. Em 1991, Patricio conseguia um trabalho, que capturaria seu interesse durante os anos seguintes. Começou a trabalhar para uma agência de desenvolvimento internacional como "representante local", onde ajudou na distribuição de microempréstimos, dirigindo programas de ajuda social e ajudando famílias a obter ajuda médica e alimentar.

"Foi um trabalho importante. Estive ajudando gente sem recursos e que verdadeiramente passava tempos difíceis... Não obstante, tratava-se de dar-lhe forças para que pudessem ajudar-se a eles mesmos, dando-lhes ferramentas para que pudessem construir um futuro melhor", diz Lorente.

Patricio diz que durante este tempo se inteirou em profundidade das disparidades que existiam entre os que "têm e não têm". Foi nesse tempo, também, que conheceu a Wikipédia.

"Em minha experiência profissional, o que aprendi é que a única maneira de ajudar realmente a gente, é se eles mesmos são protagonistas e não somente destinatários. A Wikipédia faz que cada ser humano seja protagonista. Isso é o que me atraiu ao projeto. É uma enciclopédia que qualquer pode usar, onde qualquer pode participar e é a maior coleção de informação que a humanidade jamais criou", afirma Lorente.

O primeiro artigo que Patricio escreveu foi sobre sua equipe de futebol; no entanto, em pouco tempo começou a editar sobre assuntos mais complexos, convertendo-se num contribuidor regular. Sua paixão pelo lugar seguiu aumentando e se consciencializou em como ajudava a mesma comunidade que estava servindo. Poucos anos depois, Patricio ajudou à criação da Wikimedia Argentina, um grupo de voluntários dedicados a cultivar os projetos da Wikimedia a nível local. O grupo foi criado oficialmente no passado setembro.

"A Wikimedia Argentina tem diante de si uma agenda muito ambiciosa. A semana que vem vamos reunir-nos com tribos nativas, com vontades de estimular a criação da Wikipédia em seus próprios idiomas. Teve muitas discussões entre as tribos sobre como escrever estas línguas faladas. A ironia é que não só estamos introduzindo-os à Wikipédia, mas também apresentamos-lhes a maneira wiki de tomar decisões por consenso, para que vejam qual é o melhor modo de fazer isto", diz.

Segundo Patricio, a Wikimedia Argentina também se encontra pesquisando maneiras de ajudar estudantes e escolas desfavorecidas na Argentina: "Uma de nossas muitas idéias é criar Wikireaders, que são livros de texto criados com o conteúdo livre de Wikipédia. Há muitas escolas que não têm recursos e nem falar de conexão a internet".

Hoje, Patricio está casado e tem dois filhos maravilhosos. Mudou de trabalho, e agora dirige um departamento da Universidade de La Plata, responsável por atribuir bolsas a estudantes desfavorecidos. Crê que a Wikipédia e seus projetos irmãos podem transformar a realidade de muita gente desfavorecida em seu país em algo positivo e cheio de esperanças.

"Tudo o que a Wikimedia Argentina precisa é tempo".


Descrição da imagem:

Wikimedia Argentina celebra sua criação. O grupo tem muitos planos ambiciosos para ajudar as comunidades pouco conhecidas na América do Sul usando o conteúdo livre da Wikipédia.