Esperanto kaj Libera Scio/Relatórios/2013

This page is a translated version of the page Esperanto kaj Libera Scio/Reports/2013 and the translation is 93% complete.
Outdated translations are marked like this.

Esse é um relatório sobre as atividades do Grupo de Usuários Esperanto kaj Libera Scio no ano de 2013.

Visão geral

O Grupo de Usuários Esperanto kaj Libera Scio "ELiSo" (Esperanto e Conhecimento Livre) trabalha como um grupo não-formalizado. Nosso trabalho se uniu em parte às atividades prévias de um grupo de trabalho não-oficial da Wikipédia dentro da organização Educação@Internet.

Atividades

Nossas principais atividades em 2013 foram apresentações e treinamentos.

 
Esperanto kaj Libera Scio participou da Conferência Wikimedia 2013 em Milão poucos dias após seu reconhecimento oficial como um "Grupo de Usuários Wikimedia".

Em abril de 2013, dois de nossos representantes participaram da Conferência Wikimedia 2013 em Milão. Nós apresentamos a ELiSO como um dos primeiros Grupos de Usuários Wikimedia na seção State of the Movement (veja nossa apresentação). (Itália)

Em maio de 2013, membros da Esperanto kaj Libera Scio ajudaram a E@I e GrammarSoft a organizar um treinamento sobre tradução automática assistida da Wikipédia em inglês para a versão em Esperanto. Nós pedimos um subsídio da WMF, que foi negado. (Eslováquia)

Em julho de 2013, dois de nossos ativistas fizeram uma sessão de treinamento da Wikipédia de uma hora durante Somera Esperanto-Studado. (Eslováquia)

 
Contribuição da ELiSo para a Wikimania 2013: "Reproduzindo um artigo destacado em outras línguas por meio do esforço coordenado"

Em agosto de 2013, Blahma se apresentou na Wikimania 2013, compartilhando a experiência da comunidade esperantista e sugerindo um processo formal para reproduzir um artigo destacado em outra língua por meio do esforço coordenado. Foram estabelecidos contatos para colaboração com outros wikimedistas interessados em multilingualismo e tradução. (Hong Kong)

Em setembro de 2013, KuboF apresentou a Esperanto kaj Libera Scio durante o encontro cultural Arkones 2013. (Polônia)

Em dezembro de 2013, foi criada a nossa página no Facebook.

Em dezembro de 2013, KuboF apresentou a Esperanto kaj Libera Scio durante o encontro de jovens esperantistas Junulara E-Semajno 2013/2014. Durante esse encontro foi organizado um treinamento de uma hora sobre a Wikipédia por KuboF. (Polônia)

Financial state

In 2013 we hadn't bank account, regular incomes or regular outcomes. We asked for grant from Wikimedia Foundation for training about the system WikiTrans (see above), which was rejected. The necessary fund was provided by grant requested by project's partner E@I from Esperanto movement source. Some of our activities was done during Wikimedia meetings (Wikimania, WikiCon) with no additional money needed. All another costs was covered from personal sources of particular volunteer.