Conferência Justiça Climática Peru 2024/Local

This page is a translated version of the page Conferencia Justicia climática Perú 2024/Sede and the translation is 100% complete.
TECENDO REDES DE CONOCIMIENTO EN AMÉRICA LATINA
Conferência sobre Justiça Climática, Vozes Indígenas e Plataformas Wikimedia
Huaraz, Perú
8 a 10 de novembro de 2024

Huaraz

Vista da montanha Nevado Huascarán em Huaraz

Huaraz (do quéchua ancashino waras, que significa 'amanhecer') é uma pequena cidade peruana localizada nos Andes Centrais do Peru, a aproximadamente 3100 metros acima do nível do mar. A população fala espanhol e quéchua ancashino. Está situada na parte sul do Callejón de Huaylas, um vale aluvial formado pelo curso do rio Santa, a 408 km a nordeste de Lima.

Huaraz está situada aos pés da Cordilheira Branca, a cadeia montanhosa coberta de gelo tropical mais extensa do mundo, onde está localizado o glaciar Hualcán, que cobre uma impressionante área de 83,37 km2. Conta com 17 montanhas acima dos 6000 m acima do nível do mar na Cordilheira Branca e mais de 60 acima dos 5500 m. A cidade serve como ponto focal para os pesquisadores que estudam os efeitos das mudanças climáticas. A Cordilheira Branca está dentro do Parque Nacional Huascarán, uma área natural protegida desde 1975, uma reserva da biosfera desde 1977 e Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO desde 1985.

Esta região dos Andes é uma das mais antigas em termos de presença humana devido ao seu clima quente, abundância de água e vales férteis. Culturas indígenas importantes como Chavín de Huántar, Recuay, Wari e Inca passaram e viveram tanto no Callejón de Huaylas quanto nos vales de Conchucos. A uma hora e meia de Huaraz encontra-se a Cueva de Guitarrero, que contém vestígios de um dos assentamentos humanos mais antigos do Peru, cuja antiguidade remonta ao XII milênio a.C. (por volta de 11.000 a.C., período lítico).