Diálogo dos Capítulos/Percepções/Medindo o sucesso

This page is a translated version of the page Chapters Dialogue/Insights/Measuring success and the translation is 100% complete.
Diálogo dos Capítulos

Medindo o sucesso

Como o Movimento mede "sucesso"?

Impacto é outro termo que foi usado freqüentemente, mas onde nós não temos muito consenso sobre seu significado e medição. A discussão sobre o impacto e as métricas é muito proeminente no movimento e gira em torno da pergunta: Que dados e métricas são necessários que pode mostrar o sucesso ou o fracasso das atividades?

É claro que é difícil definir métricas, se a questão essencial e básica é ficar sem respostas: "Quais são as coisas certas a se fazer". Consequentemente, mesmo aquelas atividades e projetos que receberam aprovação (via subsídios, via execução consecutiva ou repetitiva, ou por ser destaque na imprensa) não provam ter um impacto definitivo.

A WMF enfrenta muita pressão de seus acionistas e precisa garantir o tratamento responsável do dinheiro dos doadores, em todo o mundo. Eles precisam "detectar a ovelha negra", que poderiam explorar a abertura do movimento Wikimedia. Portanto, é necessário que haja regras: métricas, medidas e procedimentos de aplicação. Devido à alta complexidade, nem todos podem ser adaptados de acordo com as necessidades individuais e contexto. A WMF pretende criar processos que sejam justos, participativos e usados como uma ferramenta de aconselhamento e de aprendizagem. Juntamente com os líderes do programa a partir de dentro das fileiras dos capítulos e da comunidade, a WMF está desenvolvendo ferramentas de avaliação e padrões de aprendizagem.

No entanto, os capítulos estão tendo dificuldades em aplicar métricas e processos, a fim de justificarem seu orçamento e para provar o impacto de suas atividades.

Como descrito anterioremente, as metas e os valores são influenciados pelo contexto individual de cada organização Wikimedia. E, com diferentes objetivos existem diferentes concepções de sucesso. Além disso, a maioria dos Wikimedistas são impulsionados pelo voluntariado, pelo grande sentimento de fazer algo de bom. Eles costumam realizar todas essas atividades em seu tempo livre, além de seus estudos universitários ou de emprego em tempo integral. Para alguns, ser um voluntário ativo e se engajar em atividades diferentes já é um sucesso.

Aos olhos de muitos capítulos, este espírito voluntário deve ser comemorado, mas em vez disso - como muitos veem - são feitas tentativas para tentar medir e comparar com métricas e processos, para enquadrar eficiência e eficácia. Para muitos Wikimedistas, é como se eles precisassem "se forçar" dentro das métricas WMF estabelecidas, a fim de encaixar de alguma forma.

Em muitos casos, os capítulos estão envolvidos "no trabalho de campo" em termos de Conhecimento Livre (explorando novos territórios). Sabe-se que, em algumas áreas, como a educação, estão reagindo muito lentamente a qualquer mudança e que as atividades no presente pode mostrar seus efeitos somente em dez ou vinte anos. Consequentemente, não há resultados imediatos dessa atividades dos capítulos. Para as atividades de curto prazo, pode-se medir o resultado em Kilobyte criado no decorrer de um projeto, mas como esse trabalho tem impacto a longo prazo? Algumas atividades são criadas a partir do zero, sem um plano de outras organizações, e é difícil dizer como o seu impacto pode ser medido. Muitos entrevistados afirmaram que têm dificuldades em traduzir diretamente suas atividades em medidas de sucesso. Nesta situação, os capítulos temem que eles possam parecer inútil e sem sucesso - e isso alimenta novamente a insegurança existente.

Para resumir, os tópicos de métricas, medidas e relatórios são uma grande fonte de frustração entre os capítulos. Ao mesmo tempo, não importa se é ao WMF, a FDC ou afiliadas, todo o movimento está a atravessar o desafio de avaliar seu trabalho de forma adequada. A questão fundamental permanece: Como o movimento pode combinar experimentação e exploração de novos territórios com métricas sólidas?

Learn more about
Or go back to