Brazil Program/Reports/Reunião equipe 18/03/2014

  • Dados: base de dados ficou fora do ar nos últimos dias e não deu pra Henrique fazer levantamento solicitado, devido a uma migração de servidores (? ou coisa que o valha). Henrique estava colaborando em tentar fazer a base voltar para o ar.
  • Parceria com site da Nova Escola: Oona ficou responsável por redigir proposta e enviar ao Ratier. Aguardamos resposta do grupo de usuários sobre interesse em participar do projeto e utilizar o espaço para falar sobre a comunidade, os projetos etc. Depois de uma razoável discussão sobre pernas pra tocar um blog Wikimedia no espaço de blogs convidados deles (proposta original), levantou-se receio de nos comprometermos com posts semanais e sugeriu-se fazer uma proposta que contemple:
    • Posts quinzenais no blog de tecnologia
    • Avaliação após três meses para conversar sobre viabilidade/interesse/conveniência de se criar um blog exclusivo ou não
    • Quando material que vem sendo produzido por Célio e diagramado por Rafael Quick estiver pronto (expectativa: meados de abril), propor a inclusão do material na revista como suplemento, publico integralmente ou em partes/seções.
  • Oficina em Piraí: Padula deu oficina/palestra em Piraí, município do Rio que conta com o projeto Piraí Digital (cidade toda conectada). Disse que havia professores que não conheciam a Wikipédia e outros que não sabiam que era editável. A oficina passou por várias questões até chegar à Wiki, pois o conhecimento de muitos sobre aspectos básicos da internet era parcos. Criaram umas 6, 7 contas por restrições do sistema (não tinha ninguém online no IRC na hora). Padula vai compartilhar contas com Henrique para monitoramento e vai enviar por email material produzido pelo Célio quando estiver pronto.
  • Questões gerais sobre mapeamento REA: Padula questionou utilidade de atividades como mapeamento REA diante de pouca "alfabetização digital" dos professores. Oona respondeu que é importante trabalhar nas duas pontas: uma levando em consideração a introdução a aspectos básicos da internet, dos projetos Wikimedia etc., outra levando em consideração as possibilidades que eles trazem pressupondo que o interesse final de uso e produção de materiais pode estimular inclusive o desenvolvimento de habilidades. E ainda que, mesmo o mapeamento mostrando como são poucos os conteúdos compatíveis com a licença dos projetos Wikimedia, isso é muito importante para um segundo passo: o de mostrar como as restrições de uso podem implicar significaticas restrições de distribuição.
  • Coordenação do curso: Oona compartilhou escolha de coordenação do curso: Bianca Santana vai fazer coordenação pedagógica e de produção, Alexandre Hannud Abdo vai ser consultorpara concepção, programação, atividades, envolvimento comunidade e parceiros, participação remota, registro, Célio Costa, como já conversado antes, terá horas de trabalho aumentadas para poder apoiar a criação e implementação de atividades nos projetos Wikimedia junto com equipe.
  • Divulgação do Curso: Gustavo compartilhou que Ação Educativa preparou material de divulgação do curso tendo em vista que se as inscrições não começassem logo, poderíamos ter problemas com o calendário do curso devido à Copa. Isso não significa que nada possa ser alterado na programação, mas o esqueleto vinha sendo conversado há tempos e serve à primeira divulgação.
  • FISL: definiu-se que Padula e Henrique, já em diálogo com organização, ficam responsáveis por coordenar: participação de grupo de usuários (se houver interesse) e palestra sobre programa de educação (Padula) e dia de programação (Henrique), (focando nos dias do evento e não no pré).
  • Material de formação: Célio compartilhou status de trabalho de produção de material com Rafael Quick, vai escrever todos os textos ele mesmo, estão terminando de definir nova versão de boneco, ajustando número de caracteres para cada um deles, e até meados de abril material deve estar concluído.
  • Mostra de Saúde: Henrique compartilhou informações sobre a mostra de saúde que, apesar dos problemas de organização, contou com uma participação razoável e contribuiu pra desfazer a impressão de que qualquer conteúdo entra na Wikipédia, o que reduziria sua confiabilidade, por meio da experiência de edição dos próprios profissionais presentes.
  • Wikiencontro BSB: Henrique relatou parte do Wikiencontro em BRasília (teve que sair pra última atividade e não ficou até o fim): foram cerca de 8 pessoas em horários distintos, incluindo pessoas que não participavam há um tempo e foi positivo no geral. Pessoal ficou animado a fazer edit-a-thon pra mulheres no dia 26 de abril, simultaneamente ao de SP.
  • Mapeamento REA: Jamila apresentou status do mapeamento e relatou preocupação com timing dos contratos. Oona após reunião checou, conversou com Gustavo, e atualizou Jamila tranquilizando-a que ainda temos algumas semanas pra concluir mapeamento de campo.
  • Revista Espírito Livre: Henrique compartilhou proposta de atividade com Revista Espírito Livre no Espírito Santo, que recebeu e direcionou para Padula. Padula conversou com organizador achando que não é o momento de abrir novas frentes. Oona propôs e se acordou que vamos perguntar se o professor Iuri, de lá, e outro professor da rede, de outro estado, tem interesse em ir e compartilhar suas experiências. Padula vai escrever pra lista de professores. A Revista também propôs a publicação de uma ou duas páginas de conteúdo da Wikimedia por edição, incluindo conteúdos postados no Correio da Wikipédia, no nosso futuro blog e outros meios. Comunidade também pode propor textos.