Brazil Program/Reports/Handover

Wikiprojeto Saúde edit

A primeira reunião entre Everton Alvarenga e Clarice (clarice.petramale@gmail.com), do Ministério da Saúde e responsável pela área de Hospitais escola do Brasil, ocorreu em novembro de 2012. A ideia era trabalhar com a rede de 50 hospitais escolas (federais) e talvez incluir 14 hospitais escolas estaduais em SP, uma lista de emails com 100 pessoas da turma dela de medicina, a maior parte com mais de 60 anos (a ideia fazia parte inclusive da proposta de tentarmos envolver profissionais experientes com mais tempo livre, pois aposentados ou prestes a se aposentar); além disso, ela tinha acesso a sociedades Médicas em todo o Brasil.

A ideia era desenvolver o bot de convite pra edição nos wikiprojetos (que foi feito pelo Jonas ao longo de 2013) preparar um plano de comunicação por e-mail, bem como panfletos para divulgarmos nesses locais e na rede de contatos dela, além de buscar, junto ao Wikiprojeto e seus editores, a reorganização das páginas e ver se estariam de acordo com ajudar no treinamento desses novos editores.

Depois, entramos em contato com Fiocruz (e também fomos contactados por outras pessoas da mesma instituição, como a Rede de Bibliotecas da Fiocruz). Foram feitas palestras (Oona e Vini) e iniciamos conversas com área de publicações (Revista RECIIS); aqui há bastante potencial de liberação de conteúdo. O difícil é que a Fiocruz é enorme, tem vários grupos internos, o licenciamento em geral é compatível, mas pode variar e existe uma considerável dose de hierarquia para decisões finais e de impacto.

Ainda na área de saúde, a equipe de comunicação do Sistema Único de Saúde nos convidou para participar IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família (https://web.archive.org/web/20141218040639/http://mostrasaude.net/), em Brasília. Estiveram lá (Henrique da equipe e convidamos Teles e Vini para irem também). Foram feitas algumas apresentações e contatos, mas já não avançamos tanto nas conversas sobre participação do Wikiprojeto, já que os editores precisavam de mais tempo para reorgnizar a recepção de novos editores) e já que consideramos ser bom termos o material inédito que vem sendo produzido impresso. De qualquer forma, acho que devemos e podemos deixar uma sugestão de email para convite à participação, a ser editado de acordo com suas preferências pelo GU, caso julguem interessante e necessário.

Outro contato que fizemos via Otávio Louvem foi com a IFMSA Brasil (International Federation of Medical Students Associations of Brazil). O primeiro rapaz que se reuniu conosco, Fabrício Cury, ficou bem animado com a possibilidade de incorporar a colaboração para produção de conteúdo na Wikipédia ao sistema de pontuação interno deles (eles têm uma espécie de ‘game’ em que ações de responsabilidade social pontuam e contribuem para ganharem bolsas ou coisa parecida). Mas depois passou a bola para um rapaz chamado Guilherme Torezani e este não respondeu. Chequei o email em que foi copiado e talvez tenha vindo o endereço errado, pois era nome@ifmsabrazil.org. Nossa últma tentativa de contato foi quando do lançamento da chamada pública para cursos do Wikipédia na Universidade.

O Rodrigo Padula também fez contato com o Ministério da Saúde em Brasília e eles pareceram interessados em prosseguir a conversa.


Parceria Fundação Victor Civita edit

A Fundação Victor Civita produz à revista Nova Escola, que conta com mais de 500 mil exemplares circulando por todo o Brasil. Entramos em contato com eles inicialmente para propor o desenvolvimento de um especial sobre os projetos Wikimedia, considerando que haveria interesse em função de algumas reportagens que tinham sido publicadas pouco antes. No entanto, ficou claro que a produção de especiais estava suspensa por enquanto e brochuras totalmente realizadas externamente para serem distribuídas embarcados na revista seguem o canal da publicidade - e eles não fazem.

No entanto, em contato com o editor do site da Nova Escola, nos foi proposto criar um blog em parceria com o movimento Wikimedia, para posts regulares sobre os projetos Wikimedia e como eles podem ser utilizados em sala de aula, quais os cuidados se deve tomar, quais as regras, além de curiosidades. Os posts podem ser feitos em vídeo ou texto. Os vídeos são simples, feitas com câmeras de computador e não requerem grande produção (nem eles contam com estúdio profissional para isso).

Eles já mandaram um esboço de como seria o layout site e este já foi passado à área de trademark da Wikimedia Foundation, para aprovação. Enquanto aguardava um ok final, veio o fim da consulta e a sinalização de descontinuidade do projeto, confirmada posteriormente tanto por Ação Educativa quanto por Wikimedia Foundation.

Assim, o projeto ficou on hold. Pode-se entrar em contato para tentar reativar a proposta. O editor responsável é o Rodrigo Ratier.

WMF Tech Liaisons and product team relations edit

Ao menos uma vez por mês, mantínhamos contato com Jan Eisenfeldt, liaison na WMF atualmente junto ao departamento técnico. As reuniões tinham por objetivo uma atualização mútua do desenvolvimento de produtos e se estava acontecendo algo importante que WMF deveria saber em relação aos produtos lançados.

Basicamente, ajudávamos com traduções e criação de espaços de feedback para os projetos, recomendávamos ou não adiamento e preparação para lançamento de produtos (por exemplo, o editor visual teve seu lançamento adiado algumas vezes na Wikipédia devido, por exemplo, ao período de embargo solicitado para a remoção do modo emergencial do CAPTCHA tendo em vista a necessidade de melhoria dos filtros).

Nós não decidíamos nada juntos, mas auxiliávamos com informações que ajudavam o departamento a tomar decisões.

Outro ponto de contato frequente era o Fabrice Florin, responsável pelo lançamento do sistema de notificações, mediaviewer e inclusive o sistema de rascunhos. Colocávamos algumas pessoas da comunidade que manifestavam interesse em ajudar com ele, auxiliávamos na preparação do lançamento (traduções, páginas de comentários, localização etc.), fazíamos consulta à comunidade sobre novos produtos etc.

Outro caso que exemplifica o que fazíamos diz respeito ao CAPTCHA. Desde o início, ele tinha sido levantado como uma questão para alguns departamentos da WMF e alguns voluntários (expresso no primeiro planejamento realizado no meta). No entanto, não conseguimos aprovar junto à comunidade nem a realização de um experimento para avaliar o impacto da configuração do CAPTCHA em modo emergencial e ele acabou sendo retirado, da noite pro dia, pela comunidade (e não equipe da WMF) técnica, que identificou e criou um bug para alteração da configuração para o padrão dos projetos. A comunidade lusófona reagiu, não apenas contra a retirada em si, mas principalmente à retirada com praticamente nenhum diálogo com a comunidade da Wikipédia. Recomendamos aos voluntários que expressassem sua insatisfação publicamente e escrevemos um relato do ocorrido à equipe técnica da WMF recomendando que se reativasse o CAPTCHA, ao menos temporariamente, para que a comunidade pudesse se preparar para sua remoção. WMF reativou o CAPCTHA e deu seis meses à Wikipédia para que melhorasse filtros e outras formas de prevenção do vandalismo, já que o CAPTCHA existiria apenas para previnir SPAM - e não para o combate ao vandalismo.

Fabrice e Jan mais de uma vez relataram que a mediação que fizemos proporcionou lançamentos mais suaves e respeitosos da realidade local na Wikipédia. Ainda que talvez não caiba ao UG em si cumprir essa função, estimular a criação de um grupo de voluntários da Wikipédia para ampliar esse diálogo frequente com WMF com relação ao desenvolvimento e implantação de novos produtos pode ser importante. Ter alguns pontos de referência, para eles, é importante, pois é difícil a cada momento falar com uma pessoa, sem conhecer o contexto e o quanto essa pessoa está compartilhando uma visão pessoal ou refletindo as várias visões da comunidade, ou ao menos as preponderantes.

Agora a estrutura de liaisons mudou: eles estão designados por produtos - e não por língua. Quem cuida de multimedia, por exemplo, é o Keegan. Outros produtos, como visual editor por exemplo, estão sem liaisons no momento.

De qualquer forma, tanto Asaf quando Jan se ofereceram para receber demandas e encontrar a pessoa certa com quem se deve falar.