Brazil Program/Relações com a mídia

Relações com a mídia edit

Essa página foi criada a partir de sugestão no thread na lista que deu início a uma conversa sobre o assunto.

As relações com a mídia na Wikimedia Brasil são as mais diversas. Primeiro porque são muitas as mídias (de jornais universitários aos veículos de maior circulação dentro e fora do país), segundo porque muitos atores. Não temos uma estrutura que envolva apenas uma equipe de comunidação para lidar com a mídia. Há uma equipe de comunicação na WMF, em San Francisco. No entanto, além da sede, há agora a equipe do escritório Nacional (atualmente dois consultores, Oona e Everton), há voluntários envolvidos ativamente em diversas atividades da Wikimedia Brasil, há voluntários editores ativos da WP_PT e ainda os voluntários de projetos específicos, como professores participantes do programa de educação Wikipedia nas Universidades.

Sempre houve distribuição de pautas a partir dos contatos de jornalistas com os próprios voluntários e também com WMF. Há uma equipe na WMF que é responsável por organizar os pedidos que chegam, buscar as pessoas e informações adequadas para responder e discutir as melhores abordagens. Na comunidade, os pedidos são distribuídos via lista ou Wiki, para serem respondidos coletivamente neste último caso.

Sabemos que geralmente o processo de produção de notícias valoriza 'aspas' para dar uma cara à reportagem, para emitir opiniões. As pessoas que dão declaração tornam-se 'personagens' das matérias. Então, muito embora respostas coletivas sejam mais compátiveis com a metodologia da Wiki, a mídia vai geralmente querer buscar uma cara para colocar na matéria. Em alguns casos isso será negociável (respostas coletivas podem ser aceitas), mas não em todos.

O desafio ao se buscar uma 'relação saudável' com a mídia reside em manter um contato positivo, que ajude os jornalistas a construirem matérias que dêem visibilidade com acurácia, sem subserviência. Reside também em buscar dar várias vozes, refletindo a diversidade da Wikimedia. E também em criarmos processos que facilitem o fluxo, identificando o que são perguntas diretamente voltadas à Fundação e aquelas voltadas à Comunidade.

Media Training edit

Em conversa com a equipe de comunicação da WMF, um dos jornalistas se dispôs a conversar com alguns voluntários selecionados por nós para ajudar-nos a lidar com as demandas, a partir da experiência que já tem. Ele recebe (ou é informado sobre) as demandas que chegam à Fundação e procura distribuir os pedidos de entrevistas entre as pessoas mais adequadas para isso. Tem bastante experiência em como lidar com situações positivas, crises, problemas de informação etc.

Em princípio, a ideia é que seja um papo por Skype ou Gtalk, ou algo assim. A primeira ideia não seria a de organizar um grande evento presencial.

Outra proposta que surgiu foi a de nos reunirmos com jornalistas brasileiros mesmo, parceiros, que se voluntariem, para conversarmos um pouco sobre esses processos e métodos.

É possível fazer as duas coisas, inclusive.

As questões, em torno do Media Training:

  1. Fazemos o papo com o Matthew? Se sim, por Skype ou equivalente? Ou há quem defenda que deva ser feito presencialmente num primeiro momento?
  2. Escolhemos algumas pessoas para esse primeiro papo? (dificilmente ele conseguiria falar com todos nesse primeiro momento)
  3. Tentamos organizar um encontro com jornalistas? Chamamos esses profissionais parceiros para o WikiBrasil e propomos um debate lá?
  4. Vamos elencar pessoas dispostas e interessadas em falar com a mídia e mapear os assuntos sobre os quais cada um seria mais apropriado atualmente? (por exemplo: Programa de Educação, Mutirões, Chapter, Projetos especiais, escritório e institucional da Fundação etc?). Isso poderia mudar com o tempo e não precisamos tratar como algo preto no branco, mas facilita bastante pra lidar com isso no cotidiano. E isso pode não excluir compartilhar na lista e na Wiki também, para que possamos ouvir mais pessoas.

Interessados edit

Interessados em participar de um bate-papo com o Matthew para compartilhar experiência.

  1. Tom (talk) 14:38, 27 March 2012 (UTC)[reply]
  2. Vinicius Siqueira (talk) 01:23, 4 May 2012 (UTC)[reply]

Demandas / Pedidos de Entrevista edit

  • Folha de S.Paulo - Marco Aurelio Canonico
  • Jornalistas&Cia - Igor Ribeiro
  • IG -Vevê Mambrini
  • Revista Imprensa