Brazil Program/Meetings/pt/embaixadores-20120316/pad

Encontro entre embaixadores: 1º semestre de 2012 edit

Horário

Sexta às 21:00h

Presentes edit

  • everton137 - skype: everton137
  • aerolitz - skype: aerolitz
  • olcyr - skype: olcyr.sumensari
  • Vitor Mazuco
  • Vinicius Siqueira (Vini 175)
  • Chico Venancio
  • Jorge alo e a ouvir pelo Skype
  • Manuel
  • Jurema

Ausentes edit

  • OTAVIO1981


Pautas edit

  • Ordem dos tópicos:

1. preencher as informações sobre cada um 2. o que faz um embaixador online e de campus 3. Relato sobre as disciplinas em andamento 4. como vamos nos organizar

  • PONTO EM DISCUSSAO AGORA: 2 *

Breve apresentações de cada um edit

Por OTAVIO1981: Creio ser desnecessário me apresentar pois a grande maioria me conhece da pédia. Alguém tem alguma pergunta específica para mim? pode mandar!

Por Jorge alo: bom, a apresentação já a fiz na página de embaixadores, agora isto é mais para a professora Juliana, se é que fico no fim nas suas aulas. Eu sou este: http://pre-vestibular.arteblog.com.br/44447/31-HISTORIA-DE-ROMA-historiadores-de-Roma/, e mais os 30 capítulos para trás (esta malta do arteblog já há anos que me filhou o texto, mas eu achei muito bem e não disse nada). Portanto, professora Juliana, veja lá se isto é contraproducente ou não, e, se não é, diga-me muito bem, por favor, o que quer que eu faça. Se ficar, acho que os alunos não devem saber disto, como é evidente, nem eu vou nunca indicar-lhes o meu texto para consulta.

Por Olcyr: Sou estudante de física e novo na wikipedia. Contribuirei como embaixador online do curso de eletromagnetismo da UFRJ.

Por Tom: esto trabalhando como coordenador do programa piloto de educação da WMF no Brasil. Voluntário da Wikipédia desde 2004, mas com conta criada apenas em 2006. Voluntário da Wikimedia Brasil desde 2008.

Por Aerolitz: Edito a Wikipedia desde 2009. Fui convidado pelo Tom no WikiSampa para participar como embaixador no projeto.

Argenton:Voluntário do Movimento Wikimedia desde 2006m não serei embaixador, mas poderei ajudar em divulgação do programa em universidades, mesmo não concordando com muitos pontos.

Por Mazuco:Meu nome é Vitor Mazuco e edito na Wikipédia desde 2008. Contribuo mais na Wiki-pt e no Wiki Commons. Participo ativamente do projeto e meus principais trabalhos é nos artigos de música e principalmente sobre os da Avril Lavigne.

Por Chico Venancio: Sou Chico Venancio, edito na Wikipédia desde 2006, tendo passado minha graduação um pouco distante. Já fui ativo na Wikien (2006). Sou formado em Relações Internacionais e gosto de editar nas várias áreas relacionadas ao meu curso. Em especial, política e biografias de políticos e história.

Manuel: edito na Wikipédia desde 2005, sou formado em história e interesso-me por artigos relacionados com história, geografia, políticas, literatura.

Papel do embaixador online e de campus edit

AMBOS
  1. dar suporte apenas sobre a Wikipédia e não interferir na pedagogia de ensino do professor sobre a disciplina
  2. organizar-se com o professor e outros embaixadores como trabalharão ao longo do semestre. Devem conversar entre si - por email no começo, mas preferencialmente via página discussão (da disciplina?) - logo no começo do semestre para ver como o professor trabalhará ao longo do semestre e pensar na forma mais eficiente para trabalharem juntos
  3. Para manter o projeto sustentável, é fundamental que o projeto não fique centralizado em uma pessoa e os próprios embaixadores comecem a organizar palestras nas universisdes próximas deles sobre o Movimento Wikimedia e o projeto Wikipédia na Universidade (@Argenton)
  4. formar grupos dentro das universidades onde atuarão que promovam o Movimento Wikimedia para construção colaborativa do conhecimento (@Argenton)
  5. Convidar os professores a usarem a Wikipédia e/ou outros projetos wiki (Wikiversidade, Wikibooks, Wikinotícias etc.) para usarem como ferramenta de ensino durante suas aulas
  6. Organizar com os outros embaixadores reuniões online (ou presenciais, se possível) para pensarem em formas de melhorar o suporte que estão dando aos estudantes (lembrem-se que são potenciais novos wikipedistas) e professores, que são aqueles que queremos envolver no projeto para continuar trabalhando conosco em próximos semestres. Também é importante para discutir os rumos do projeto.
  7. Organizar encontros entre os alunos e os voluntários para aumentar a coesão entre os dois grupos. (boa!)
  8. Escrever pequenos relatórios depois de cada reunião para disponibilizar a comunidade os resultados do projeto e as sugestões propostas.
  9. Pensar, ao longo do semestre (pois ainda não sabemos todas respostas) em estratégias que tornem o projeto auto-sustentável e rodar por si mesmo em qualquer lugar do mundo
EMBAIXADOR ONLINE
  1. dar suporte online aos estudantes quando começarem a editar as subpáginas dos artigos que trabalharão em sala de aula ou em casa
  2. Vigiar as páginas dos estudanes que vocẽs serão tutores (@Olcyr, @Manuel)
  3. Fazer pequenas correções na sintaxe wiki na medida em que os estudantes trabalham nos artigos enciclopédicos (@Olcyr, @Manuel)
  4. Envolver-se com alguns estudantes (o ideal são cinco por embaixador online) e manter contato frequente com eles através de suas páginas de discussão e da página de dicussão da disciplina
  5. Os estudantes podem escolher o seu embaixador (= embaixador online), mas é ideal que o embaixador seja pró-ativo e comece a acompanhar os estudanrtes que começarem a editar as páginas da disciplina do curso que ele estiver acompanhando. (@Manuel)
  6. Se reunirem em menos gente entre os voluntários envolvidos com uma disciplina, mas é legal que o Tom participe de algumas reuniões para ele poder relatar o que está sendo desenvolvido e possa reportar as boas idéias que surgirem (e pontos fracos que surgirem também) para o time fo programa global de educação
EMBAIXADOR DE CAMPUS
  1. dar suporte ao professor e aos seus estudantes presencialmente sobre o projedo "Wikipédia na Universidade" e sobre a Wikipédia
  2. forma um grupo com os outros embaixadores online
DÚVIDAS (Coloque abaixo suas dúvidas)
  1. Como os embaixadores (online e de campus) devem organizar-se entre si para dar suporte aos professores? TOM
  2. Vamos usar algumas página para relatar como estão sendo as atividades desenvolvidas ao longo do semestre? TOM
  3. No caso, também vamos "monitorar" as páginas onde os alunos trabalham? Ou daremos suporte? OLCYR
  4. Que se espera de nós, como embaixadores online? MANUEL
  5. São os alunos que escolhem os tutores? MANUEL
  6. Como vão manter o projeto sustentável sem esgotar os voluntários? ARGENTON


Por OTAVIO1981: embaixador online=tutor. Embaixador de campus tem que explicar resumidamente o projeto, não precisa conhecer a disciplina sendo ministrada nem deve "se meter" na didática do professor.


Relato das disciplinas edit

Professor Pablo Ortellado (Política Cultural) edit

http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:Wikip%C3%A9dia_na_Universidade/Cursos/Politica_Cultural_(Pablo_Ortellado)

http://pt.wikiversity.org/wiki/Pol%C3%ADtica_Cultural

O objetivo da disciplina é a elaboração de artigos encilopédicos a serem construídos colaborativamente por grupos de estudantes. Serão 12 artigos no total (veja o link da disciplina), sendo 6 artigos para cada turma. Cada turma possui em torno de 30 alunos (a do noturno possui mais, mas é possível que esse número reduza ao longo do curso).

Inicialmente o professor Pablo iria adotar o uso da Wikipédia como obrigatório, mas por razões pedagógicoas e após relato da professora Juliana sobre o tempo que potencialmente pode ser gasto para os estudantes aprenderem a usar a ferramenta wiki, foi escolhido que o uso da Wikipédia na elaboração dos artigos será voluntária.

Entretanto, é obrigatório que os grupos estudantes da disciplina tenham, no final do semestre, entreguem artigos em formato enciclopédico para avaliação da disciplinas. Foi explicado para os estudantes como é a estrutura de um artigo enciclopédia, mostrando-se exemplos de bons artigos da Wikipédia e discutiu-se em sala os pilares da WIkipédia (citação de fontes, neutralidade, conhecimento livre etc.) e que espera-se de um artigo enciclopédico.

Cada turma possui uma lista de emails que manteremos contato com os estudantes, mas tentaremos, sempre, manter o canal de comunicação através da Wikipédia.

Além do relato pessoal, foi disponibilizado na Wikiversidade o que foi feito pelo Movimento Wikimedia nas aulas, sendo possível replicar, pois incluí o material utilizado e roteiros do que foi dito.

Um das pessoas que se responsabilizou por esse curso, não cumpriu a sua parte, então um dos embaixadores de campus da professora Vera, o Gullit, que mora mais próximo da região (zona leste de São Paulo), vai ajudar indo periodicamente lá ajudar os estudantes que decidirem usar a Wikipédia na elaboração dos artigos. O Tom também irá uma vez a cada 15 dias e trabalhará no campus da universidade para dar suporte a qualquer estudante que quiser tirar dúvidas sobre o uso da Wikipédia.

DÚVIDAS (Coloque abaixo suas dúvidas)
  1. Apesar de atuar como embaixador online, gostaria de ver a possibilidade de ir uma vez ao campus apenas para melhor interação com o projeto (com alunos e professores). Isso seria possível? (temos apenas que verificar os melhores horários para todos) AEROLITZ
Sim, porque não? Acho até salutar, caso consiga ir ao campus. ARGENTON
Concordo. TOM

Professor Edivaldo Santos (Eletromagnetismo) edit

Vinicius: Eu e o prof. Edivaldo conversamos por e-mail e tentamos combinar um horário para nos encontrarmos durante esta semana, infelizmente não foi possível conciliar os nossos compromissos e precisamos continuar essa conversa remotamente.

Pretendo auxiliá-lo a iniciar suas edições na Wikipédia, já que ele não tem experiência de edição, da mesma forma como é feito na tutoria de usuários novatos. Ele lerá os tutoriais do projeto e treinará. Eu o auxiliarei em todas as dúvidas que tenha, de modo a estar capacitado para poder escolher os artigos que farão parte da lista de trabalho de seu curso e para ajudar, eventualmente, os alunos quando necessário.

Questões
  • Podemos auxiliar o professor Edivaldo online de que outras maneiras? Linkas outros wikiprojetos? Migrar a página que ele criou para a Wikipédia? O que mais?

Professora Vera Henriquess (Práticas de ensino de física e/ou espalhamento edit

A professora Vera ficou de conversar com os estudantes das duas discplinas dela desse semestre e vai dar um retorno para mim e os embaixadores que voluntariaram-se em ajudar. O Tom mandará um email para ela para e os embaixadores para estabelecermos uma conversar sobre como trabalharemos e qual foi a reação dos estudantes.

Na disciplina "Práticas de Ensino de Física", temos em torno de 30 estudantes, mas entre 10 e 12 participarão de oficinas no perído da tarde com atividades extras do curso. Uma delas poderá ser a edição de artigos da Wikipéda que a professora avaliará como sendo importantes para que os estudantes trabalhem - são futuros professores do segundo grau de ciências, então foi pensado artigos como "Evolução", "Buraco negro", "Atmosfera" etc..


Professora Heloisa Pait edit

A profesora Heloisa possui um leque de exercícios para seus estudantes e dois deles são relacionados a melhorar artigos da Wikipédia. Ela precisará de nós no final de março e ainda precisamos achar um embaixador de campus na cidade de Marília, apesar de já termos embaixadores online para auxiliarem as atividades dos estudantes.

= Professora Juliana Bastos edit

O Otavio reportou que ela está encontrando dificuldades em encontrar um laboratório em sua universidade para trabalhar com os estudantes. Ainda não sabemos o modelo que a professora adotará nas duas disciplinas desse semestre.

A fazer edit

  1. Organizar páginas das disciplinas conforme esse modelo

http://pt.wikipedia.org/wiki/Predefini%C3%A7%C3%A3o:P%C3%A1gina_de_curso

Quem faz o que?

  • everton137: página do professor Pablo e Heloisa
  • vini_175: página do professor Edivaldo

Notas edit

Questões edit

Qual a melhor estratégia para uma turma que não utiliza o laboratório de informática?

Ver também edit