Política de Supervisão

This page is a translated version of the page Oversight policy and the translation is 100% complete.

Supervisão ou supressão refere-se à ocultação das revisões, resumos de edição, nomes de utilizador, ou entradas de registo do público. Este acesso está disponível para os supervisores, intendentes e utilizadores na equipa do grupo de utilizadores global. Os dados suprimidos só podem ser visualizados e restaurados pelos utilizadores nestes grupos, com a exceção da «Comissão de Mediação» que poderão ocultar os dados (mas não restaurá-los).

A supervisão e a supressão são muitas vezes utilizados alternadamente. Esta funcionalidade deriva da extensão Supervisão da MediaWiki, que foi substituída pela funcionalidade núcleo da MediaWiki conhecida como "Eliminar Revisão".

Sobre

Inicialmente, uma extensão do MediaWiki conhecida como Supervisão, foi utilizada para ocultar dados do público (incluindo administradores); apenas os utilizadores com o privilégio de 'supervisão' podiam visualizar o conteúdo que tivesse sofrido tal ação. Como requerido o acesso à base de dados para anular as ações, foi introduzido um novo sistema conhecido como "Eliminar Revisão" como parte do núcleo da MediaWiki na versão 1.16 para substituir 'Supervisão'.

A ferramenta "Eliminar Revisão" permitia que as edições e as entradas de registos suprimidas fossem restauradas sem uma consulta direta à base de dados. Além disso, eram identificadas no histórico da página quais edições haviam sido suprimidas. Em 2015, depois de converter as ações de supervisão antigas para as ações suprimidas, a extensão 'Supervisão' foi removida de todas as wikis da Fundação Wikimédia.

Com a funcionalidade "Eliminar Revisão" da Mediawiki, revisões de histórico, os sumários de edição e o nome do utilizador ou endereço IP podem ser suprimidos do historial das páginas. Nas entradas dos registos, é possível suprimir o alvo e seus parâmetros, o sumário de edição e o nome do utilizador que executou a ação. Adicionalmente, com a permissão 'ocultar utilizador', os supervisores podem suprimir um nome de utilizador de todas as edições em páginas e entradas de registos ao efetuarem um bloqueio.

As supressões são listadas em um registo privado que é visível apenas ao utilizadores incluídos nos grupos mencionados acima. Este registo pode ser consultado em Especial:Registo/suprimir.

Privilégios

Nas wikis da Wikimedia, os utilizadores no grupo 'supervisor' possuem os seguintes privilégios, por predefinição. Algumas das wikis poderão apresentar uma configuração diferente.

  • 'deleterevision' — Eliminar e restaurar edições específicas de páginas
  • 'deletelogentry' — Eliminar e restaurar entradas específicas de registos
  • 'hideuser' — Bloquear ou desbloquear um nome de utilizador, escondendo-o ou deixando de escondê-lo do público
  • 'suppressrevision' — Ver, ocultar e restaurar revisões de páginas específicas para qualquer utilizador
  • 'suppressionlog' — Ver registos privados
  • 'abusefilter-hide-log' — Ocultar entradas do filtro de abusos
  • 'abusefilter-hidden-log' — Ver entradas ocultadas do registo de abusos

Canal no IRC

Existe um canal privado no IRC (#wikimedia-privacyConecte-se) no qual todos os supervisores e intendentes que utilizam o IRC deveriam ter acesso. Contacte um intendente se precisar de ajuda para o aceder.

Política

Utilização

Esta funcionalidade está aprovada para utilização em quatro circunstâncias:

  1. Remoção de informações pessoais não públicas como números de telefone, endereços residenciais, locais de trabalho ou identificações de indivíduos anónimos ou pseudónimos que não tenham tornado pública sua identidade, ou de pessoas públicas que não tornaram pública aquela informação pessoal.
  2. Remoção de informação potencialmente difamatória, seja:
    • Por recomendação do conselho da Fundação Wikimedia ou;
    • Quando o caso é evidente e não há razão editorial para se manter o conteúdo.
  3. Remoção de violação de direitos autorais por recomendação do conselho da Fundação Wikimedia.
  4. Ocultação de nomes claramente ofensivos em listas e registos automáticos, onde houver comprometimento ao histórico de edições. Um ataque ofensivo é aquele obviamente impingido com a intenção de denegrir, ameaçar, difamar, insultar ou assediar alguém.

Supervisores locais devem, via de regra, efetuar as supressões localmente quando estiverem disponíveis. Stewards podem realizar supressões locais em situações de emergência, no decorrer de questões que envolvam múltiplas wikis (cross-wiki), ou se não houver supervisores locais disponíveis (vide detalhes de contacto).

Acesso

O estatuto de supervisor é atribuído pelos stewards. Esta seção apenas descreve a atuação dos stewards no processo e a política de acesso a informações não públicas.

Os supervisores devem ter pelo menos 18 anos de idade e maioridade legal no seu local de residência. Além disso, devem estar dispostos a assinar o acordo de confidencialidade para informações não públicas da Fundação Wikimedia. Também devem estar familiarizados com a política de privacidade.

Os stewards podem visualizar as edições que sofreram oversight em todas as wikis e também podem atribuir a si próprios o estatuto de supervisor em casos de emergência ou em wikis sem supervisores locais quando isto se fizer necessário. Em qualquer wiki, deve haver pelo menos dois supervisores ou nenhum. Isto é assim determinado para que estes possam estabelecer um controlo mútuo e confirmar as suas ações. Se apenas um supervisor permanecer numa wiki (geralmente quando o outro se torna inativo ou perde as ferramentas), a comunidade deverá escolher um novo supervisor imediatamente ou remover o único supervisor restante.

Em wikis sem um conselho de arbitragem, a comunidade deve aprovar os supervisores por consenso. Os utilizadores interessados em obter o estatuto de supervisor deverão solicitá-lo localmente, fazendo um anúncio formal à comunidade (páginas de discussão, listas de e-mail etc.). Após a obtenção do consenso para a aprovação (pelo menos 70-80% dos votos favoráveis numa votação individual que admita votos favoráveis e contrários, ou o maior número de votos em votações com vários candidatos) e, ao menos, 25-30 votos favoráveis, o utilizador poderá solicitar o acesso em: Steward requests/Permissions, fornecendo uma ligação para a página de aprovação.

Nas wikis com um conselho de arbitragem eleito com a aprovação de 25 a 30 editores, os utilizadores podem também ser apontados por este comitê, a menos que a comunidade local prefira eleições independentes. Após a divulgação do resultado, um membro do conselho de arbitragem deverá fazer um pedido para a atribuição do estatuto na página Steward requests/Permissions

Os administradores locais também podem apagar a revisão específica ou as entradas de registos contendo os dados a serem suprimidos, mas estes continuarão visíveis aos administradores até sofrerem oversight.

Remoção de acesso

O estatuto de supervisor é removido pelos stewards, utilizando-se das mesmas regras descritas na política de CheckUser. Esta seção apenas descreve a atuação dos stewards.

Qualquer utilizador com o estatuto de supervisor que estiver inativo há mais de um ano terá o seu acesso removido.

Em caso de uso abusivo da ferramenta, o steward ou o utilizador com o estatuto de oversight terá imediatamente o seu acesso removido. Isto ocorrerá, especialmente, se as ações tiverem sido feitas rotineiramente sem um motivo válido (ligações e provas de má conduta devem ser fornecidas).

Suspeitas de abuso da ferramenta devem ser discutidas em cada wiki, localmente. Em wikis com um conselho de arbitragem, este poderá decidir sobre a remoção do acesso. Em wikis sem conselho de arbitragem aprovado, a comunidade poderá votar pela remoção do acesso. A remoção apenas pode ser feita por stewards. Um steward não pode decidir remover o acesso por conta própria, mas pode ajudar a fornecer informações necessárias para provar o abuso (como registos). Se necessário, e particularmente em casos de desrespeito à política de privacidade, o Conselho Diretivo da Fundação Wikimedia poderá ser solicitado a se pronunciar pela remoção de acesso.

Pedidos para supervisão

Por favor, não faça o seu pedido em páginas ou canais públicos.

Em todas as wikis da WMF

  • Stewards podem atribuir a si próprios o estatuto de oversight, localmente, em wikis específicas, se necessário.
  • Por favor, verifique se a wiki em questão possui supervisores locais antes de contactar um steward; uma lista encontra-se abaixo.
  • Por favor, não faça o seu pedido na wiki nem o divulgue em canais públicos do IRC. Todos os pedidos devem ser feitos de maneira privada.
  • Os ombuds são capazes de visualizar revisões que sofreram oversight.

IRC

  • Utilizadores podem contactar os stewards no canal do IRC #wikimedia-stewardsConecte-se. Por favor, procure por um steward no canal e, então, faça a sua solicitação por meio de uma mensagem privada dirigida a ele. Não divulge o seu pedido no canal público dos stewards. Em situações de emergência, digite !steward no canal para chamar a atenção dos stewards.

Email

Wikipédia em bielorrusso

  1. Mienski (correio eletrónico)
  2. Wizardist (correio eletrónico)

Wikipédia em chinês

  1. Jimmy Xu (correio eletrónico)
  2. Wong128hk (correio eletrónico)

Wikipédia em inglês

  1. AmandaNP (correio eletrónico)
  2. Amorymeltzer (correio eletrónico)
  3. Anarchyte (correio eletrónico)
  4. Aoidh (correio eletrónico)
  5. Barkeep49 (correio eletrónico)
  6. Bradv (correio eletrónico)
  7. Cabayi (correio eletrónico)
  8. Callanecc (correio eletrónico)
  9. CaptainEek (correio eletrónico)
  10. Doug Weller (correio eletrónico)
  11. Dreamy Jazz (correio eletrónico)
  12. Drmies (correio eletrónico)
  13. Dweller (correio eletrónico)
  14. Firefly (correio eletrónico)
  15. GB fan (correio eletrónico)
  16. GorillaWarfare (correio eletrónico)
  17. Guerillero (correio eletrónico)
  18. HJ Mitchell (correio eletrónico)
  19. KrakatoaKatie (correio eletrónico)
  20. Ks0stm (correio eletrónico)
  21. L235 (correio eletrónico)
  22. Lofty abyss (correio eletrónico)
  23. LuK3 (correio eletrónico)
  24. Mailer diablo (correio eletrónico)
  25. Maxim (correio eletrónico)
  26. Moneytrees (correio eletrónico)
  27. Mz7 (correio eletrónico)
  28. Oshwah (correio eletrónico)
  29. PhilKnight (correio eletrónico)
  30. Ponyo (correio eletrónico)
  31. Primefac (correio eletrónico)
  32. Richwales (correio eletrónico)
  33. RickinBaltimore (correio eletrónico)
  34. Risker (correio eletrónico)
  35. Salvio giuliano (correio eletrónico)
  36. Sdrqaz (correio eletrónico)
  37. Stwalkerster (correio eletrónico)
  38. The Blade of the Northern Lights (correio eletrónico)
  39. Thryduulf (correio eletrónico)
  40. ToBeFree (correio eletrónico)
  41. Vanamonde93 (correio eletrónico)
  42. Wugapodes (correio eletrónico)
  43. Xaosflux (correio eletrónico)
  44. Z1720 (correio eletrónico)

Wikipédia em finlandês

  1. Ejs-80 (correio eletrónico)
  2. Harriv (correio eletrónico)

Wikipédia em francês

  1. Arcyon37 (correio eletrónico)
  2. Bédévore (correio eletrónico)
  3. JohnNewton8 (correio eletrónico)
  4. Jules* (correio eletrónico)
  5. Kropotkine 113 (correio eletrónico)
  6. Lomita (correio eletrónico)

Wikipédia em alemão

  1. Doc Taxon (correio eletrónico)
  2. Nolispanmo (correio eletrónico)
  3. Ra'ike (correio eletrónico)
  4. Stefan64 (correio eletrónico)

Wikipédia em indonésio

  1. David Wadie Fisher-Freberg (correio eletrónico)
  2. Meursault2004 (correio eletrónico)
  3. Nohirara (correio eletrónico)

Wikipédia em japonês

  1. Infinite0694 (correio eletrónico)
  2. Ohgi (correio eletrónico)
  3. Penn Station (correio eletrónico)
  4. W.CC (correio eletrónico)

Wikipédia em coreano

  1. *Youngjin (correio eletrónico)
  2. -revi (correio eletrónico)
  3. Sotiale (correio eletrónico)
  4. 이강철 (correio eletrónico)

Wikipédia em persa

  1. Huji (correio eletrónico)
  2. Ladsgroup (correio eletrónico)

Wikipédia em polaco

  1. Elfhelm (correio eletrónico)
  2. Mathieu Mars (correio eletrónico)
  3. Mpn (correio eletrónico)

Wikipédia em português

  1. Albertoleoncio (correio eletrónico)
  2. Érico (correio eletrónico)

Wikipédia em russo

  1. DR (correio eletrónico)
  2. Q-bit array (correio eletrónico)
  3. Tatewaki (correio eletrónico)
  4. Ле Лой (correio eletrónico)

Wikipédia em inglês simples

  1. Djsasso (correio eletrónico)
  2. Enfcer (correio eletrónico)
  3. Eptalon (correio eletrónico)
  4. Fehufanga (correio eletrónico)
  5. Peterdownunder (correio eletrónico)

Wikipédia em espanhol

  1. -jem- (correio eletrónico)
  2. Platonides (correio eletrónico)

Wikipédia em turco

  1. Doğu (correio eletrónico)
  2. Eldarion (correio eletrónico)
  3. Elmacenderesi (correio eletrónico)
  4. Taysin (correio eletrónico)
  5. Vito Genovese (correio eletrónico)

Wikipédia em ucraniano

  1. Goo3 (correio eletrónico)
  2. Piramidion (correio eletrónico)
  3. Yukh68 (correio eletrónico)

Wikimedia Commons

  1. Minorax (correio eletrónico)
  2. Odder (correio eletrónico)
  3. Rama (correio eletrónico)
  4. Raymond (correio eletrónico)

Meta-Wiki

  1. DerHexer (correio eletrónico)
  2. Elton (correio eletrónico)
  3. Minorax (correio eletrónico)
  4. Sotiale (correio eletrónico)
  5. Xaosflux (correio eletrónico)

Wikidata

  1. Ajraddatz (correio eletrónico)
  2. DannyS712 (correio eletrónico)
  3. Esteban16 (correio eletrónico)

Wikitech

  1. BryanDavis (correio eletrónico)
  2. DeltaQuad (correio eletrónico)
  3. WMFOffice (correio eletrónico)

Consulte também