This page is a translated version of the page Meta:About and the translation is 100% complete.
Wikimedia Meta-Wiki

Participar:

Bem-vindo à Wikimedia Meta-Wiki (normalmente abreviado para Meta-Wiki ou simplesmente Meta), uma wiki para a coordenação entre vários projetos da Wikimedia.

Objetivo

Meta serve três funções distintas, que estão todas relacionadas entre si, mas que costumam envolver diferentes tipos de utilizadores.

  1. Discussão e formulação dos projetos da Wikimedia, em particular, discussão das políticas relevantes a vários projetos, tais como licença de conteúdo livre. O local principal para discussão é o Fórum da Wikimedia. Algumas discussões de alto nível, principalmente em 2009, foram separadas para a Wiki de Estratégia.
  2. Um lugar para coordenação internacional e multilíngue (cross-wiki) para os projetos Wikimedia e o Movimento Wikipédia em geral, incluindo discussões noutras línguas que não o inglês. Isto inclui pedidos (para Wikimedia ou outras wikis), traduções e notícias, e a descrição, documentação e descrição de atividades e fatos da vida real relacionados com a Fundação Wikimedia e afiliados. Veja também relatórios, eventos, alcance e subsídios.
  3. Um fórum de ensaios pessoais sobre os projetos da Wikimedia. Devido ao facto normalmente não serem seguem o princípio da imparcialidade, devem resumir-se em páginas com questões neutras com múltiplos pontos de vista usando formatos como o TIPAESA ou o seu subconjunto, o IPA. Há um grau de liberdade na determinação do que é relacionado aos projetos da Wikimedia, fazendo do Meta também uma espécie de meatball, discutindo assuntos como cultura e padrões da wiki. A documentação principal do MediaWiki foi removida (veja abaixo). Este papel inclui pesquisas formais e discussões relacionadas.

As categorias fornecem uma representação geral do conteúdo da Meta.

O que a Meta não é

  1. Um site de descarte para artigos incorrigíveis das diferentes Wikipédias
  2. Um lugar para descrever o software MediaWiki. O software tem a sua própria wiki em MediaWiki.org. O conteúdo e as páginas como estas deveriam ser transferidas.

Comunidade

Tem sido frequentemente discutido se o Meta tem uma comunidade. O que é certo é que ele não tem uma comunidade própria, separada das comunidades dos projetos Wikimedia: como alguém disse, «um meta-projeto — existente para e sobre as wikis da Wikimedia, não como um projeto de conteúdo para si mesmo — uma comunidade de comunidades, em vez de sua própria pequena comunidade isolada».[1]

Isto também significa que muitas discussões, processos e outras atividades acontecem no Meta, com diferentes participantes e responsáveis ​​(se houver) – por exemplo, entre muitos, alguns comitês da Wikimedia, os stewards, o pessoal da WMF do programa de subsídios –: nenhum deles, e todos eles, são o Meta. O Meta é o espaço e a ferramenta para seus participantes atingirem seus objetivos, não um ator neles, e representa menos ainda um poder sobre eles.

Estritamente falando, no entanto, existe uma comunidade específica no Meta: é um grupo variado de pessoas regularmente ativas em algumas ou em muitas atividades (especialmente "jardineiros"), que se preocupam com o Meta servindo o objetivo acima, sendo mais propensos a intervir para garantirem que tudo funcione corretamente.[2]</ref>

"Metawikian" é um termo usado também, às vezes, para indicar um membro da "comunidade Meta" específico, que é a comunidade dos frequentadores que são mais ativos como, por exemplo, os colaboradores das suas páginas de conteúdo ou os facilitadores do outras discussões e processos.

Origens

Meta-Wiki foi criado como "Meta-Wikipedia" em novembro de 2001 para tornar a Wikipédia anglófona menos confusa, movendo todos os conteúdos meta (conteúdo sobre o site da Wikipedia e seus usuários), em oposição ao conteúdo real (artigos de enciclopédia), para uma nova wiki. Desde a sua atualização para o software MediaWiki personalizado da Wikipédia, o Meta tornou-se um fórum de discussão multilíngue utilizado por todas as comunidades de idiomas na Wikimedia. Como o número de projetos da Wikimedia e de traduções aumentou, o mesmo ocorreu no âmbito do Meta. Meta inclui cerca de 142 918 artigos. Muitas das páginas mais antigas aqui ainda estão redigidas como se fossem específicas à Wikipédia, mas, sem dúvida, muitas agora se aplicam a todos os projetos da Wikimedia.

= Políticas do Meta

Consultar também

Notas

  1. Adaptado de Pathoschild, 29 de setembro de 2011.
  2. Adaptado de Anthere, 29 de março de 2006; Ver também MeatBall:CommunityMember para princípios gerais.