Fundraising 2007/Testimonials/The Wikipedia challenge - translation/pt

O Desafio Wikipédia

Mais de metade das línguas do mundo estão em perigo de extinção. A Wikipédia encontra-se disponível em 250 idiomas, mas estima-se que existam mais de 7000 em todo o mundo. Tecnologias como a Wikipédia têm um papel importante na batalha pela sua preservação. Isto significa que há muito ainda a fazer na enciclopédia online.

A Wikipédia, a enciclopédia livre, encontra-se presentemente disponível em 250 línguas. Cada versão da Wikipédia é independente e foi criada por falantes nativos da língua. Isso teve um efeito tremendamente positivo para muitas comunidades, incluindo a exposição à arena digital de línguas pouco representadas.

"O Bengali é contado como a sétima língua em termos de falantes nativos. No entanto, como país em desenvolvimento [Bangladesh], nós estamos muito atrás de muitas outras nações, por existir uma grande divisão a nível digital. A Wikipédia em Bengali é o maior website em língua Bengali. O projecto serve como uma fonte de informação sustentável para milhões de crianças pobres, que não possuem recursos para comprar nem um único volume de uma enciclopédia em papel. É também maravilhoso ver a minha língua nativa no meio digital", declara Belayet Hossain, um contribuidor da Wikipédia Bengali.

Enquanto que as 250 versões da Wikipédia são um grande feito, este número representa apenas uma pequena fracção das línguas de todo o mundo. Estimam-se em 7000 as línguas existentes, metade das quais estão a morrer a um ritmo alarmante.

David Harrison, co-fundador do Living Tongues Institute for Endangered Languages ("Instituto das Línguas Vivas para as Línguas em Perigo"), é um dos linguistas mais reputados do mundo dedicando-se à preservação de línguas. Ele tem um desafio para a Wikipédia.

"A Wikipédia apontou uma luneta a um canto do Universo. O que eles encontraram é interessante, mas não podemos esquecer o resto. O meu desafio é este: aumentem o número de Wikipédias de modo a incluir línguas que não são consideradas "elitistas" e ajudem a abrir portas trazendo línguas menores ao sistema Unicode."

Para algumas línguas, diz Harrison, a Wikipédia terá um papel de revitalização e até mesmo de salvação da sua extinção. Ele acredita que este é um trabalho importante, considerando-se a quantidade de conhecimento humano perdida de cada vez que uma língua desaparece.

"Existe informação sobre o conhecimento ligada a uma língua. Cada língua conta-nos alguns dos segredos de como o homem sobreviveu. Quando perdemos uma língua, perdemos séculos de conhecimento, de ideias culturais", diz Harrison.

Existem muitas razões explicando porque uma língua morre, mas, a principal é a de nativos dessa língua sofrer a dominância de outra língua que encontram na escola, na TV, etc. A tendência piorou com a introdução de tecnologias como a Internet, já que tendem a impôr determinadas línguas "globais". Isto é especialmente verdadeiro considerando-se que certas línguas ainda não foram aceites pelo sistema Unicode.

"Muitas crianças bilingues abandonam a língua que falam em casa porque não a vêem como compatível com o mundo moderno. Este é o caso, por exemplo, de uma criança que fale Maia Yucateco em casa e encontre o castelhano no resto do dia. Como resultado, eles pensam que se apenas os seus pais falam uma língua X, esta deve ser menos importante, e a língua que vêem pelo mundo, a língua global, será a língua do futuro. A via para combater isto é deixá-las ver a sua língua num meio de alta tecnologia, como na Wikipédia", explica Harrison.

Harrison é cuidadoso ao sublinhar, no entanto, que a tecnologia é ainda o domínio das línguas literatas. Isto é um obstáculo, considerando que uma grande percentagem das línguas do mundo não possuem sistemas escritos. No entanto, é também verdadeiro que a falta de materiais escritos tornam estas línguas "orais" mais susceptíveis à extinção.

"A escrita não é utilizada em todas as línguas, havendo por isso uma interessante questão sobre inclusão. Será interessante ver como a Wikipédia lida com este assunto. Tenho no entanto grandes esperanças em que uma tecnologia como a Wikipédia abrirá portas para muitas das pequenas línguas... A Wikipédia tem conseguido grandes feitos mas existe tanto mais que pode ser alcançado", declara Harrison.


Picture description:
Mais de metade das línguas de todo o mundo encontra-se em perigo de extinção.